As sementes na alimentação têm tido cada vez mais espaço e importância nos mais variados tipos de dietas. É de conhecimento geral a importância de uma alimentação regrada e balanceada para uma boa imunidade e boa saúde em geral.
Sementes na alimentação e seus benefícios
As sementes são excelente fontes de fibra, possuem gorduras saudáveis, diversas vitaminas, proteínas, antioxidantes e minerais importantes.
Tipos de sementes comestíveis
Confira uma lista com vários tipos de sementes comestíveis:
Sementes de abóbora
São ricas em zinco, manganês, cobre, proteínas, gorduras saudáveis, antioxidantes e fibras. São benéficas para o controle da pressão arterial, incluí potencial ajuda no sistema imunológico, benéfico também para o fígado, melhoria no sono e ação anti-inflamatória. Além de, no caso das mulheres, ser saudável durante o período de pós-menopausa. Não exponha a semente a muito calor, tendo em vista que seus nutrientes são parcialmente perdidos em alta temperatura.
Sementes de melão
Fonte de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, Vitamina B12, Vitamina K, Vitamina E, magnésio, cálcio e proteínas. Benéficas como medida auxiliar ao envelhecimento precoce e osteoporose.
Sementes de melancia
Riquíssimas em ácidos graxos, responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, combatentes também de pessoas com pressão alta. Possuem benefícios diuréticos, combatendo o inchaço corpóreo, retenção de líquidos. Detentores também de Vitaminas B1, Vitamina B2, Vitamina B3, magnésio, ácido fólico, entre outros.
Sementes de linhaça
Fonte de proteínas, magnésio, fibras, fósforo, ferro, manganês, potássio, cobre, Vitamina B3 e Vitamina B1. Auxiliam e amenizam inflamações, prevenção de diabetes, doenças cardíacas, melhora intestinal e proteção óssea.
Sementes de papoula
Ricas em proteínas , fibras, ácido fólico, Vitamina C, Vitamina E, potássio, cálcio, ferro, entre outros. Dentre suas diversas contribuições, é a diminuição do colesterol ruim, efeitos antioxidantes, aumento do que é conhecido como bom colesterol (HDL), controle da pressão, benéfico também para flora intestinal, auxiliar na produção de glóbulos vermelhos.
Sementes de mostarda
Com grandes nutrientes como fibras, potássio, Vitamina A, Vitamina B6, Vitamina C, proteínas, ferro, cálcio e magnésio. Benéficas na congestão, no sistema digestivo, no tratamento a pele e cabelos, além da sua ação anti-inflamatória.
Sementes de chia
Fontes de fibra, cálcio, magnésio, proteínas Vitamina A, Vitamina B1, fósforo, potássio, entre outros. Ajuda na saúde óssea, controle de colesterol, diabetes e doenças cardiovasculares, proteção cerebral, além do fortalecimento do sistema imunológico.
Sementes de girassol
Ajudam no controle do humor, possuem caráter antioxidantes, proteção celular, ajuda no estímulo do nosso sistema imunológico. As sementes de girassol são riquíssimas em fibras, potássio, cálcio, Vitamina A, entre outros.
Sementes de gergelim
Possuem zinco, Vitamina A, Vitamina B6, ferro, cálcio, magnésio, cobre, manganês, fósforo, entre outros. São benéficas para a saúde sexual do homem, aumentando a proteção de testosterona e aumento de esperma, potencializa a saúde do coração e pressão arterial, além da diminuição do colesterol.
Como usar as sementes na alimentação?
Podem ser usadas das mais variadas maneiras na culinária, como por exemplo a trituração, torradas, colocadas em receitas como bolos, tortas, doces, entre diversas outras possibilidades.
É recomendado a ingestão das sementes cruas pelo fato da preservação de nutrientes. Uma boa dica é acrescentar as sementes em saladas, pratos frios ou consumir em forma de snacks como é o caso da semente de abóbora.
Existem várias receitas culinárias que utilizam sementes que variam conforme necessidade e gosto particular.
Inclua sementes em sua alimentação
Agora que conhecemos a maioria dos benefícios que o consumo de sementes podem trazer para nossa saúde, o ideal é incluir em nossa dieta para uma alimentação saudável.
Experimente, crie novas receitas culinárias, adapte ao seu paladar e necessidade.