Como amenizar a incontinência urinária com atividades físicas

A incontinência urinária é uma doença muito presente e comum na sociedade, porém, muitos não conhecem seus efeitos e suas causas. Antes de falarmos como amenizar a incontinência urinária de forma natural e saudável, é importante conhecermos um pouco melhor sobre essa doença.

Vários fatores podem ocasionar a incontinência urinária, desde a idade, outras doenças como a diabetes, obesidade, doenças neurológicas, e no caso das mulheres, a falta do hormônio estrogênio. É uma doença que pode atingir todas as faixas etárias, apesar de ser mais presente em pessoas de meia idade e em idades mais avançadas. Apesar disso, normalmente a incontinência urinária costuma ser mais presente em mulheres, incluindo também as gestantes.

Seus sintomas consistem na falta de controle da bexiga, ou seja, o enfermo passa a sofrer com a inconstância com sua própria urina, podendo urinar acidentalmente e sem controle sobre isso. Atitudes rotineiras podem acarretar este despejo indevido de urina, como por exemplo, tossir, rir, espirrar, ou qualquer outra causa que gera certo esforço. 

Agora que já entendemos um pouco melhor do que se trata a doença e quais seus efeitos, podemos iniciar dicas que podem amenizar os sintomas da incontinência urinária, somente através de atividades físicas e práticas naturais.

Hábitos que podem ajudar a amenizar a incontinência urinária

É nítido que a prática de atividades físicas diminui potencialmente os sintomas da incontinência urinária. Porém, alguns hábitos também podem ser incluídos acerca do assunto, vejamos:

1 - Alimentação Equilibrada

Manter uma alimentação equilibrada faz bem ao organismo como um todo.

No caso da incontinência urinária é necessário evitar alimentos com muito sódio ou que causem sede excessiva, como alimentos picantes ou excessivamente salgados. Pois consequentemente ingerimos mais líquidos e estes acabam por encher a bexiga além do que era esperado, causando escapes.

2 - Hidratação Corpórea

Faça uma hidratação correta. Sem sombra de dúvidas a hidratação é importante para o organismo.

Porém, busque dosar as quantidades conforme o seu cotidiano, evite tomar grandes quantidades de líquido de uma só vez.

3 - Roupas Confortáveis

Opte por roupas mais folgadas e confortáveis. As roupas mais apertadas podem acabar por apertar nossa bexiga, assim causando uma sensação e vontade de ir ao banheiro. 

Busque sempre roupas confortáveis, seja para o treino ou para o dia a dia.

4 - Sono Regular

Aplique uma rotina adequada de sono, dormir bem é necessário para a reposição das energias no nosso organismo. Além disso, pode reduzir e amenizar os sintomas ocasionados pela incontinência urinária.

5 - Pratique Atividades Físicas

E talvez o tópico mais importante, pratique atividades físicas. Existem práticas, como a Yoga e o Pilates, que potencializam a redução dos sintomas causados pela incontinência urinária. 

Pessoas sedentárias tendem a sofrer mais com os sintomas causados pela incontinência urinária. Pessoas que estão em dia com as atividades físicas, possuem menores sintomas da doença.

A atividade física para amenizar a incontinência urinária

Já percebemos que a prática de atividades físicas pode e são completamente benéficas para pessoas que buscam reduzir os sintomas ocasionados pela incontinência urinária. 

Apesar de todas as atividades físicas serem bem-vindas, existem algumas específicas que reduzem ainda mais os sintomas, confira a seguir: 

  • Yoga e Pilates: além de todos os outros benefícios adquiridos através destas práticas, são atividades que sustentam a musculatura em torno da bexiga, trazendo assim mais resistência.
  • Treino pélvico: acompanhado de um especialista, que irá indicar quais serão os exercícios mais recomendados para cada tipo de perfil. Este tipo de treino é extremamente benéfico pelo fato de fortalecer os músculos da região pélvica.
  • Natação: além de fortalecer toda a musculatura, é uma ótima opção, por não ter tanto impacto durante seus treinos, sendo uma excelente prática para quem sofre com incontinência urinária.
  • Caminhada: também é uma atividade que fortalece diversos músculos e é característica por ter menos impacto também, pode ser uma grande aliada para pessoas que possuem tal doença.

Estas são algumas das atividades físicas que podem ajudar potencialmente a reduzir os sintomas causados pela incontinência urinária. 

Lembrando que buscamos atividades que não exigem tanto impacto, visto que a incontinência urinária tira o controle do enfermo perante a sua bexiga. Portanto, atividades pelas quais possuem mais impacto devem ser evitadas. 

Busque práticas em que haja o fortalecimento da musculatura da região pélvica, sem que haja grande impacto.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?