Como se prevenir do Coronavírus?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Saber como se prevenir do Coronavírus é essencial em meio a pandemia mundial, até o momento não há vacina ou remédio específico para cura da doença.

No Brasil ainda podemos minimizar o impacto nacional do Coronavírus através da prevenção.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”O que é o Coronavírus?” alignment=”left” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Coronavírus ou Covid-19 são os nomes dados a nova pandemia a qual tem preocupado até mesmo a OMS (Organização Mundial da Saúde).  Recentemente a OMS publicou em suas redes sociais o estado de pandemia. Podemos resumir “pandemia” em um grande surto viral onde o seu grau de contaminação é acima da média dos demais, sua proliferação  é mais ampla e veloz que outras comuns.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Onde e como surgiu?” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]O vírus teve sua iniciação no continente asiático, mais precisamente na cidade de Wuhan como epicentro da doença, localizada na China.

Seu surgimento ainda traz dúvidas aos cientistas, infectologistas e pesquisadores.  Existem teorias as quais consistem em dizer que o vírus é comum em um animal chamado pangolim, um mamífero muito semelhante a um tatu.  Esse animal é hospedeiro do Coronavírus, com isso, o mercado de animais vivos é muito presente na China, podendo assim ter desencadeado a contaminação nos seres humanos a partir do ato de ingerir a carne infectada de animais.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Quais são os sintomas e riscos do Coronavírus?” alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Seus sintomas são muito parecidos com o que conhecemos como gripe ou resfriado:[/ultimate_heading][dt_vc_list dividers=”false”]

  • Febre;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Coriza;
  • Dificuldade para respirar (normalmente como agravante do quadro);
  • Fraqueza;
  • Dores por todo o corpo;
  • E até mesmo diarreia.

[/dt_vc_list][vc_column_text]Esses são os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes que foram testados e positivados com o Coronavírus, o quadro parece gripe mas não é, trata-se de um vírus que ataca o pulmão resultando em uma bronco pneumonia viral que pode evoluir e levar a insuficiência respiratória que necessita de cuidados intensivos, além de outros agravantes durante a evolução da doença que podem levar o paciente ao óbito.

Apesar de ser considerada uma pandemia e já ter se espalhado por grande parte do globo, sua taxa de mortalidade é baixa, exceto para os grupos de risco que incluem: idosos, cardiopatas e portadores de doenças crônicas. Se tratando de uma pandemia, até o dia de hoje, foram confirmados por volta de sete mil óbitos por todo mundo. Mas lembrando, o Coronavírus é uma doença a qual ataca seu sistema imunológico, assim enfraquecendo seu quadro clínico. Grande parte dos óbitos ocorridos por conta da doença viral, já estavam enfermos por outras doenças.

O perfil das vítimas da doença é similar, em sua maior parte homens, idosos (+60), e pessoas com outras enfermidades já presentes.  Porém não podemos nos apegar a isso, todos nós estamos sujeitos a contração da mais nova epidemia mundial. Visto a preocupação mundial gerada por conta da pandemia.  Sua taxa de mortalidade mundial não ultrapassa os 3,74%.  Número relativamente baixo comparado ao número de infectados, são mais de 170 mil infectados ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

O número de mortos no Brasil até o momento é baixo, mas este número pode aumentar se não houver prevenção adequada.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Como o Coronavírus é transmitido?” alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Assim como outras doenças virais, o Coronavírus é transmitido por diversos meios.  Os mais comuns são:[/ultimate_heading][dt_vc_list dividers=”false”]

  • Espirros;
  • Tosses;
  • Gotículas de saliva;
  • Suor;
  • Catarro;
  • Contato físico ou proximidade com alguém possivelmente contaminado;
  • O contato com superfícies contaminadas também é um grande risco.

[/dt_vc_list][vc_column_text]O vírus possuí uma contaminação menos intensa da gripe, mas em contraposição o vírus pode ficar incubado por semanas sem apresentar os sintomas. Sua resistência é alta e tem intrigado pesquisadores e infectologistas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Como é feito o diagnóstico?” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]O método diagnóstico “ouro” para detecção do Coronavírus no Brasil é realizado através do exame PCR que consiste na coleta utilizando cotonete (“swab”) de materiais respiratórios do nariz e(ou) da garganta com envio do material destes materiais para análise em laboratório.

Há também opções de diagnóstico através de teste por fluorescência. Os kits de diagnóstico para testes rápidos neste momento ainda estão em processo de negociação e importação para que possam estar disponíveis no Brasil.

Atualmente os testes para diagnosticar o Coronavírus no Brasil, devido à grande demanda, estão mais demorados, com tempo de espera pelos resultados bem maior.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”O que devemos fazer para nos prevenir do Coronavírus?” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]É importantíssimo manter a higiene pessoal sempre em dia, devemos também manter nossa imunidade alta. Como fazemos isso? Seguido de bons costumes higiênicos, a boa alimentação também é imprescindível para mantermos a imunidade alta.

Segue algumas medidas preventivas que devemos adotar para evitar o Coronavírus:[/ultimate_heading][dt_vc_list dividers=”false”]

  • Higienização: Lavar as mãos e o rosto com água e sabão, higienizar o nariz, dê preferência para secagem com papéis toalha descartáveis. Na falta desta opção usar álcool gel nas mãos.
  • Não compartilhar objetos pessoais: como colheres, pratos, copos, garrafas etc.
  • Evitar tocar as mucosas: a boca, nariz e olhos com as mãos.
  • Ambientes ventilados: Buscar sempre manter os ambientes ventilados para que a circulação de ar permaneça constante.
  • Evitar contato físico com pessoas: evite cumprimentos corpóreos como abraços, apertos de mãos, beijos etc.
  • Isolamento social: para evitar a propagação do Coronavírus, se possível pratique o isolamento social. Realize trabalhos home office, atividades dentro de sua própria residência, compras online, tudo para evitar ao máximo deslocamentos, contato e propagação do COVID-19.

[/dt_vc_list][ultimate_heading main_heading=”Evite aglomerações” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]E talvez o ponto mais difícil e complexo deste tópico, evite aglomerações. E não, as aglomerações não são somente em parques, shoppings, shows ou festas. Grande parte do público brasileiro sofre com a aglomeração diariamente nos transportes públicos e nos seus ambientes de trabalho. E o que podemos fazer para combater isso?  Os empregadores, em sua grande maioria, não querem saber das condições apresentadas, apenas exigem que seus funcionários sigam a rotina diária normal de trabalho.  Já outros empresários têm tomado medidas cautelares ou trabalho home office as quais beneficiam não somente seus funcionários, mas também toda a sociedade.[/ultimate_heading][ultimate_heading main_heading=”Dê preferência a comércios locais” heading_tag=”h4″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Por conta do estado de quarentena adotado por alguns, os pequenos negócios têm sido extremamente afetados. Nesses tempos de pandemia uma forma de amenizar o impacto aos pequenos negócios e evitar grandes locomoção é utilizar o comércio local, o restaurante do bairro, o mercado da rua, e por aí vai.  Há comércios que até mesmo fazem entregas em sua residência, consulte os comerciantes de seu bairro.

O período que durar esta pandemia pode até mesmo destruir um pequeno negócio, além de cuidar da nossa saúde, assim como zelar pela sociedade, preguemos o bem e a empatia para com estas pessoas mantem a movimentação destes comércios locais.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Qual o tratamento do Coronavírus?” alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Seu tratamento deve ser semelhante ao da gripe, é necessário o repouso, a ingestão de grande quantia de água, o uso de medicamentos para dor e febre e isolamento residencial.

Por ser um vírus de alta proliferação, só é recomendado a ida ao hospital se os sintomas permanecerem ou forem muito intensos tais como dificuldades respiratórias ou outros agravantes.

Caso contrário é recomendado que o enfermo permaneça em repouso seguindo as orientações descritas e monitorando a evolução da doença.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Qual o tratamento do Coronavírus?” alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Seu tratamento deve ser semelhante ao da gripe, é necessário o repouso, a ingestão de grande quantia de água, o uso de medicamentos para dor e febre e isolamento residencial.

Por ser um vírus de alta proliferação, só é recomendado a ida ao hospital se os sintomas permanecerem ou forem muito intensos tais como dificuldades respiratórias ou outros agravantes.

Caso contrário é recomendado que o enfermo permaneça em repouso seguindo as orientações descritas e monitorando a evolução da doença.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Existe uma cura?” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” sub_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Não há um remédio específico para cura do Coronavírus, porém muitas pessoas que foram infectadas já se encontram curadas.

O mundo todo está em busca da criação de uma vacina que possa imunizar para prevenir e conter a propagação do Coronavírus.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Picture of Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?