Conheça os 7 tipos de cansaço e como eles podem nos afetar

O cansaço é presente na rotina da maioria das pessoas, isso é um fato. Mas você já parou para pensar o que é de fato estar cansado? O fato de estar cansado está vinculado somente ao aspecto físico? Entre outras perguntas que normalmente são feitas por todos nós em algum momento da vida.

Atualmente passamos por tantas incertezas e dúvidas devido ao novo cenário aplicado desde o início da pandemia do COVID-19. Muitas pessoas passaram a sentir cansaços que nunca sentiram antes, abordaremos eles e ensinaremos como diferenciar os tipos de cansaço que podem ser encontrados.

Pode parecer algo genérico, mas não é, existem diferentes cansaços. São sete os principais tipos de cansaço: físico, mental, espiritual, emocional, sensorial, social e criativo.

Bom, agora já sabemos que não é só uma forma de cansaço que existe. Além disso, possuem sintomas e formas diferentes de se expressarem. Conheça os detalhes de cada um!

Saiba diferenciar os tipos de cansaço

Como são sete tipos de cansaço mais comuns encontrados no dia a dia, podem se confundir entre si, dificultando a identificação do que realmente nos está cansando. Conheça-os e saiba as suas diferenças:

1 - Físico

Como o nome propriamente diz, é o esforço ocasionado por nosso corpo. Este tipo de cansaço pode levar a fadiga. 

Para estes casos, é recomendado um descanso corporal e massagens, evitando possíveis dores e incômodos.

2 - Mental

É ocasionado normalmente por grandes tarefas e pensamentos que ocupam nossa mente. Seja uma tarefa do trabalho ou horas de estudo para obter um bom resultado em um teste. 

O cansaço mental pode ser perigoso, caso persista por mais tempo que o habitual, busque ajuda médica. 

Ouvir uma música ou fazer algo que se divirta pode ser uma boa saída para um descanso da mente.

3 - Espiritual

Normalmente este cansaço pode aparecer em situações onde contrariamos os nossos ideais e princípios, estas situações perturbam o nosso estado espiritual. 

Para que tenha um descanso sobre isso, é bom ter contato com a natureza, seja através de uma viagem ou um simples passeio ao parque. A natureza é benéfica para estes casos.

4 - Emocional

Pode ser oriundo de alguma pressão psicológica, muito comum neste momento de pandemia. 

Este cansaço é perigosíssimo, visto que ataca ansiedade, pânico e pode causar depressão. 

Uma boa saída para quem busca paz emocional é impor limites próprios, sejam eles no trabalho ou até mesmo no ambiente familiar.

5 - Sensorial

É ativado em ambientes onde nossos sentidos, como olfato, visão, tato, audição, são usados até o limite e nos causam irritação. 

Um exemplo, uma casa de shows com sons ensurdecedores, a longo prazo, além de prejudicial aos ouvidos, causa este cansaço sensorial também.

6 - Social

Mesmo que você seja a pessoa mais desprendida dos padrões, há algo intrínseco no ser humano que conduz a um comportamento quase obrigatório de agradar os outros. 

Este tipo de situação pode ocasionar um cansaço social, e isto não se aplica apenas às questões presenciais mas principalmente online. 

Redes sociais também geram um esgotamento social, a busca por aprovação pode ser esgotante, até mesmo para aqueles mais desprendidos. 

Buscar se autoconhecer e aumentar sua confiança são pontos que podem ser usados a fim de reduzir este tipo de cansaço.

7 - Criativo

Podem aparecer nos momentos mais inoportunos, principalmente quando de fato precisa de criatividade para realizar determinada atividade. Isto gerará um cansaço criativo. 

Para que este bloqueio criativo seja coibido, é interessante durante a realização das tarefas do dia a dia, realizá-las de forma diferente. O senso criativo tende a voltar gradativamente.

A diferença entre o cansaço e fadiga

O cansaço tem origem em um ou mais dos seus sete tipos, podendo gerar uma reação em cadeia quando um “puxa” o outro. Porém identificada e solucionada as fontes de origem é possível amenizar e eliminar o cansaço.

A fadiga é uma sensação extremamente desgastante, de origem física ou mental, que vai muito além do cansaço. É mais perigosa, em casos extremos pode ser incapacitante. Devem ser tratadas as origens patológicas da fadiga para melhor qualidade de vida.

É importante ter essa diferenciação entre a fadiga e o cansaço, problemas que incomodam muitas pessoas diariamente. Este conhecimento norteia para que possamos encontrar as soluções e desfrutar de uma vida mais plena.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?