O cansaço é presente na rotina da maioria das pessoas, isso é um fato. Mas você já parou para pensar o que é de fato estar cansado? O fato de estar cansado está vinculado somente ao aspecto físico? Entre outras perguntas que normalmente são feitas por todos nós em algum momento da vida.
Atualmente passamos por tantas incertezas e dúvidas devido ao novo cenário aplicado desde o início da pandemia do COVID-19. Muitas pessoas passaram a sentir cansaços que nunca sentiram antes, abordaremos eles e ensinaremos como diferenciar os tipos de cansaço que podem ser encontrados.
Pode parecer algo genérico, mas não é, existem diferentes cansaços. São sete os principais tipos de cansaço: físico, mental, espiritual, emocional, sensorial, social e criativo.
Bom, agora já sabemos que não é só uma forma de cansaço que existe. Além disso, possuem sintomas e formas diferentes de se expressarem. Conheça os detalhes de cada um!
Saiba diferenciar os tipos de cansaço
Como são sete tipos de cansaço mais comuns encontrados no dia a dia, podem se confundir entre si, dificultando a identificação do que realmente nos está cansando. Conheça-os e saiba as suas diferenças:
1 - Físico
Como o nome propriamente diz, é o esforço ocasionado por nosso corpo. Este tipo de cansaço pode levar a fadiga.
Para estes casos, é recomendado um descanso corporal e massagens, evitando possíveis dores e incômodos.
2 - Mental
É ocasionado normalmente por grandes tarefas e pensamentos que ocupam nossa mente. Seja uma tarefa do trabalho ou horas de estudo para obter um bom resultado em um teste.
O cansaço mental pode ser perigoso, caso persista por mais tempo que o habitual, busque ajuda médica.
Ouvir uma música ou fazer algo que se divirta pode ser uma boa saída para um descanso da mente.
3 - Espiritual
Normalmente este cansaço pode aparecer em situações onde contrariamos os nossos ideais e princípios, estas situações perturbam o nosso estado espiritual.
Para que tenha um descanso sobre isso, é bom ter contato com a natureza, seja através de uma viagem ou um simples passeio ao parque. A natureza é benéfica para estes casos.
4 - Emocional
Pode ser oriundo de alguma pressão psicológica, muito comum neste momento de pandemia.
Este cansaço é perigosíssimo, visto que ataca ansiedade, pânico e pode causar depressão.
Uma boa saída para quem busca paz emocional é impor limites próprios, sejam eles no trabalho ou até mesmo no ambiente familiar.
5 - Sensorial
É ativado em ambientes onde nossos sentidos, como olfato, visão, tato, audição, são usados até o limite e nos causam irritação.
Um exemplo, uma casa de shows com sons ensurdecedores, a longo prazo, além de prejudicial aos ouvidos, causa este cansaço sensorial também.
6 - Social
Mesmo que você seja a pessoa mais desprendida dos padrões, há algo intrínseco no ser humano que conduz a um comportamento quase obrigatório de agradar os outros.
Este tipo de situação pode ocasionar um cansaço social, e isto não se aplica apenas às questões presenciais mas principalmente online.
Redes sociais também geram um esgotamento social, a busca por aprovação pode ser esgotante, até mesmo para aqueles mais desprendidos.
Buscar se autoconhecer e aumentar sua confiança são pontos que podem ser usados a fim de reduzir este tipo de cansaço.
7 - Criativo
Podem aparecer nos momentos mais inoportunos, principalmente quando de fato precisa de criatividade para realizar determinada atividade. Isto gerará um cansaço criativo.
Para que este bloqueio criativo seja coibido, é interessante durante a realização das tarefas do dia a dia, realizá-las de forma diferente. O senso criativo tende a voltar gradativamente.
A diferença entre o cansaço e fadiga
O cansaço tem origem em um ou mais dos seus sete tipos, podendo gerar uma reação em cadeia quando um “puxa” o outro. Porém identificada e solucionada as fontes de origem é possível amenizar e eliminar o cansaço.
A fadiga é uma sensação extremamente desgastante, de origem física ou mental, que vai muito além do cansaço. É mais perigosa, em casos extremos pode ser incapacitante. Devem ser tratadas as origens patológicas da fadiga para melhor qualidade de vida.
É importante ter essa diferenciação entre a fadiga e o cansaço, problemas que incomodam muitas pessoas diariamente. Este conhecimento norteia para que possamos encontrar as soluções e desfrutar de uma vida mais plena.