Com a rotina agitada torna-se difícil se conectar consigo mesmo, todos os dias podemos passar por diversas tribulações, e isso não pode nem deve interferir no bom convívio em sociedade.
As tarefas cotidianas acabam por nos sufocar, fazendo com que esqueçamos do que somos por momento, nos tornando “máquinas” de um sistema. Na frenética busca por aprovação social, muitas das vezes acabamos nos deixando de lado, ignorando nossas vontades, sentimentos, metas, entre outras situações.
Mas claramente estas atitudes e a ausência de se conectar consigo mesmo nos trazem diversos prejuízos, como ansiedade, depressão, entre diversas outras enfermidades. É completamente comum que pessoas assim sejam tristes ou desesperançosas com suas vidas, visto que estas renunciaram o que são e passaram apenas a ser uma “marionete” do sistema.
A interação e o convívio em sociedade é necessário aos seres humanos nos mais diversos aspectos, sejam pessoais ou profissionais. Muitas vezes precisamos nos adequar a um contexto que nem sempre condiz com nossas crenças. Portanto torna-se cada vez mais necessário se conectar consigo mesmo, para que haja um equilíbrio interior.
4 Dicas para se conectar consigo mesmo
E a pergunta que vem a sua mente é: Como é possível se conectar consigo mesmo? Existem soluções para esclarecer esta dúvida e maneiras de aplicá-la no seu cotidiano, vejamos:
1 - Aprecie seus momentos consigo
Devemos entender e gostar da nossa própria companhia. É bom ter momentos sozinhos, isso permite que prestemos mais atenção em nós mesmos.
Além disso, a ideia de ficar sozinho pode ser bem mais interessante do que parece. Durante este momento, pode tirar um tempo para fazer atividades ou coisas em que se sente à vontade, sem que haja outras pessoas dizendo o que deve ou não fazer.
Compreender e apreciar a própria companhia é o primeiro passo para quem busca se conectar melhor consigo próprio.
2 - Reconheça os sinais do seu corpo
Passe a perceber melhor os sinais de que seu corpo te aponta, eles com certeza significam algo. Passar a entender melhor o seu organismo é necessário para a manutenção de sua saúde, além de ser benéfico para seu desenvolvimento individual.
Além de poder monitorar seu corpo com melhor precisão, tenha um mecanismo de controle, de forma que jamais deve sobrepor as vontades terceiras ao limite do que você é capaz. Entender melhor sobre si mesmo também ajuda a impor limites a terceiros.
3 - Analise seus sentimentos sem julgamentos
É interessante começar a analisar melhor seus próprios sentimentos, fique atento ao que lhe desagrada e ao que lhe agrada também. Após essa análise, independentemente do que for concluído, deve respeitar os seus sentimentos e limites, não deve se aborrecer por se “sentir diferente” dos demais.
A primazia de um bom relacionamento consigo próprio, é respeitar os próprios limites e sentimentos, de forma que estes devem ser colocados em posto toda vez que for executar uma tarefa, não devendo sobrepor seus ideais para realizar o desejo de terceiros ou “imposições” da sociedade. Isso não significa uma conduta “fechada”, para tudo deve haver flexibilidade e diálogo, mas em regra, jamais permita que alguém ou você mesmo passe por cima de seus valores.
4 - Faça reflexões para se conectar consigo
Apesar da rotina intensa, é de suma importância administrar algum momento para que possamos nos conectar conosco, de forma que isso fará com que façamos uma reflexão de todo nosso dia.
Esta pequena “pausa”, inclusive a meditação é excelente, nos ajuda a refletir sobre o poderíamos ter melhorado, onde tivemos êxito. Desta forma nos ajudando a evoluir tanto individualmente como para nos tornarmos pessoas melhores em meio a sociedade.
Não seja seu próprio carrasco apenas com auto críticas incessantes, nem negligente com o que possa melhorar, saiba valorizar e aprecie cada conquista.
Que tal começar agora mesmo a se conectar consigo mesmo?
Estas e outras dicas serão de suma importância para que você possa se entender melhor. A sociedade muitas das vezes pode acabar por nos sufocar, tirando nossa própria identidade e particularidades, mas isso jamais deve ser permitido.
A melhor forma a ser adotada é uma maneira flexível, em que é completamente possível estar de acordo com a sociedade e estar bem consigo próprio. Mas para isso, é necessário nos conhecermos melhor, de forma que possamos nos conectar com maior facilidade conosco.