Antes de entrarmos nas dicas para reduzir naturalmente o cortisol, o principal ponto que devemos nos atentar é o que é de fato o cortisol.
O cortisol é produzido naturalmente pelo nosso corpo na glândula suprarrenal, sua produção está intimamente ligada ao estresse. Um ponto que chama atenção é o fato do cortisol ser um fator que pode engordar.
Engordar é visto por muitos como um problema, de maneira clínica em casos de obesidade há necessidade de tratamento. Não necessariamente engordar levemente significa falta de saúde, porém pode estar ligado ao cortisol e neste caso é necessário atenção. Além da questão estética é também uma preocupação clínica.
O que o cortisol alto pode causar em nosso corpo?
Além do aumento potencial de peso, o cortisol alto pode nos gerar diversos outros problemas, como por exemplo: cansaço exacerbado, complicações crônicas, infecções e até a função cerebral é comprometida.
Portanto não é só uma questão estética, o cortisol alto além de aumentar a probabilidade do aumento de peso também pode acarretar diversos outros problemas indesejados ao nosso organismo.
Como reduzir naturalmente o cortisol?
É possível reduzir naturalmente o cortisol, confira algumas dicas que ajudarão a regularizar a produção do cortisol em seu corpo.
Manter uma boa rotina de sono
Uma boa noite de sono pode ser a solução para diversos problemas, neste caso não seria diferente.
Sabemos que manter uma rotina correta de sono é muito difícil visto as rotinas diárias, mas uma boa noite de sono é um excelente método para a diminuição da produção de cortisol.
Uma cama confortável acompanhada de um bom travesseiro, um lugar silencioso também ajuda na melhora do nosso sono. Além disso, ao se preparar para dormir o ideal é evitar ou reduzir aparelhos celulares, televisões e afins.
Atividades físicas
A prática de atividades físicas adequadas é altamente benéfica para reduzir naturalmente o cortisol, pois libera substâncias que reduzem o estresse e aumentam a sensação de bem estar.
Associado a uma alimentação saudável, dieta equilibrada e a prática de atividades físicas saudáveis, também irá auxiliar na redução e manutenção do peso corporal de forma saudável.
Alimentação saudável
A dieta é importante para reduzir naturalmente o cortisol, procure alimentos naturais, saudáveis e nutritivos. Desta forma irão potencializar nosso organismo, nos trazendo mais equilíbrio, resistência e aumentando nossa imunidade.
Evite produtos alimentícios que tenham substâncias maléficas ao bom funcionamento do organismo, quanto mais natural, saudável e nutritivo o alimento melhor.
Relaxe
Relaxe, reconheça que nem tudo está ao nosso alcance, não podemos nos estressar com situações que estão fora de alcance. O simples reconhecimento nos acalma de maneira potencial, gerando menos estresse e consequentemente produzindo menos cortisol.
Sabemos o quão estressante pode ser a rotina de trabalho/estudo ou ambos conciliados, mas busque manter o equilíbrio e evitar estresses desnecessários.
Que tal aplicar em sua rotina as dicas para reduzir naturalmente o cortisol?
Reconheça as situações de estresse que podem aumentar a produção do cortisol. Normalmente desencadeadas por emoções ou situações que geram dor, medo, irritação, cansaço, tensão nervosa, raiva, ódio, reatividade emocional.
Busque maneiras saudáveis de distrair-se, sair da rotina puxada e complexa.
Tenha um bom sono, durma cedo, adote uma alimentação saudável, beba água, pratique exercícios corporais adequados, tome banho de sol ou caminhar no sol, exercite o equilíbrio psíquico, praticar a generosidade, cantar, tenha uma vida com propósito.
Estes são os principais pontos que devem ser observados para a reduzir naturalmente o cortisol.