CONSTELAÇÃO BIOGRÁFICA

CONSTELAÇÃO BIOGRÁFICA

No transcorrer de nossas vidas existem eventos que nos marcam e que, de acordo com sua natureza e extensão, podem nos impulsionar ou nos amarrar. A Constelação Biográfica visa integrar o histórico/biografia de vida, harmonizando os diversos eventos até o presente para que seja extraída a força para seguir em frente de forma inteira.

INVICTUS William Ernest Henley

INVICTUS William Ernest Henley

William Ernest Henley (1849–1903). Poeta, crítico e escritor. Invictus, poema escrito em 1875 e inicialmente publicado em 1888 no Book of Verses de Henley, no qual ele era o quarto de uma série de poemas intitulados Life and Death (Echoes) Originalmente não possuía título: as primeiras edições continham apenas a dedicatória To R. T. H. B.—uma referência a Robert Thomas Hamilton Bruce (1846–1899), um escocês mercador de farinha e padeiro de sucesso e também um mecenas literário.

CAMINHA José Marcelli Noli

CAMINHA José Marcelli Noli

Tudo nos indica que a Vida Humana é a culminação de um processo único que, por agora, culmina na Consciência. Por isto é muito conveniente adentrarmos no estudo de qualquer manifestação humana, sem nos fanatizar em crer que é a única. Algo aprenderemos se obramos com imparcialidade – Cartas 231. Ano 2009 – José Marcelli Noli

SE de Rudyard Kipling Joseph

SE de Rudyard Kipling Joseph

Foi para o seu caçula, John, então com apenas 12 anos, que Kipling escreveu naquele ano de 1909 um poema que entraria para a galeria de seus textos mais célebres, Se, uma reunião de conselhos enfileirados com ternura e sabedoria para o menino, também ele destinado a morrer de forma trágica e prematura. John seria abatido aos 18 anos no front da Primeira Guerra Mundial, sem talvez chegar a ser o homem com que o pai sonhou ao assinar o poema.

“Se és capaz de pensar – sem que a isso só te atires, / De sonhar – sem fazer dos sonhos teus senhores. / Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires / Tratar da mesma forma a esses dois impostores”, diz Kipling em uma das passagens mais bonitas de Se, uma sucessão de condições para o crescimento do filho, que culmina nos versos “Tua é a terra com tudo o que existe no mundo / E o que mais – tu serás um homem, ó meu filho!”.
A mensagem do poema é: continue humilde,evitar extremos, encontrar a bondade mesmo nas circunstâncias mais sombrias e nos dá conselhos, nos diz/recomenda o que fazer.