Equilíbrio na meia idade – Prolongue a sua vida

Manter o equilíbrio na meia idade é fundamental, conforme estudos realizados, o simples fato de conseguir se equilibrar em uma perna só pode prolongar a sua vida.

Uma pesquisa realizada entre os anos de 2009 e 2020, englobando um conglomerado de 1702 adultos, com idades que variaram entre 51 e 72 anos. No fim deste estudo, foi notável que aqueles aos quais não conseguiram permanecer equilibrados em uma única perna por ao menos 10 segundos, estes participantes que não conseguiram completar o desafio, tiveram 84% de chance de vir a óbito nos próximos dez anos subsequentes.

Parece de fato apenas uma brincadeira ou desafio infantil, mas o fato de equilibrar-se em apenas uma perna pode ser um indicador de longevidade. 

O equilíbrio na meia idade é ainda mais fundamental para a saúde longeva, mas não deixa de ser essencial aprimorá-lo ao longo de todas as fases da vida.

Algumas pessoas naturalmente possuem maior dificuldade para se equilibrar, por uma série de fatores, porém a partir da meia idade e principalmente em pessoas idosas tendem a ter um déficit no seu equilíbrio, o que é naturalmente entendido.

Além disso, você sabia que não conseguir apoiar-se em apenas uma perna pode ser um indicador de uma possível doença? 

Pois bem, não necessariamente isso será uma regra, até porque a forma mais correta e inteligente de descobrir se de fato existe alguma enfermidade, é passar por acompanhamento médico.

E quais são as possíveis enfermidades que podem ser identificadas através do “teste do equilíbrio em uma perna só”? Vejamos as principais: 

  • Doenças neurodegenerativas, como a demência.
  • Problemas ósseos e musculares.
  • Problemas cardiovasculares.
  • Excesso de peso.
  • Distúrbios metabólicos.
  • Problemas de sono ou cansaço acumulado.
  • Problemas de ouvido.

E como melhorar o equilíbrio na meia idade?

O equilíbrio na meia idade é de suma importância para a longevidade, vamos elencar as principais formas para que consigamos aumentar esse equilíbrio, de uma forma saudável e eficiente.

Vejamos então as 6 principais formas de aumentar o equilíbrio na meia idade:

A prática de atividades físicas ajuda gradativamente no aumento do equilíbrio, seja este o mais variado possível. 

Podendo ser pilates, Tai Chi Chuan entre diversas outras atividades físicas, esportes como vôlei, futebol etc, aos quais tem papel fundamental no aumento do equilíbrio.

Como pudemos perceber anteriormente, o sobrepeso é um dos grandes vilões do equilíbrio. 

Com isso, manter uma dieta regrada e correta é de suma importância para que evite o sobrepeso, e consequentemente não atinja o seu nível de equilíbrio.

Exercícios aeróbicos

Também poderiam estar facilmente aplicados à prática de atividades físicas, porém, devido ao seu grande diferencial, merece um tópico somente para este. 

Os exercícios aeróbicos como: danças e caminhadas, servirão para que evite o sobrepeso, além disso, também servirão para que seu equilíbrio esteja em conformidade com as suas necessidades.

Trata-se de uma modalidade milenar, a yoga consiste em uma série de movimentos e práticas físicas e respiratórias. 

De forma que poderá elevar potencialmente o nível de equilíbrio em nosso corpo.

Uma noite de sono proveitosa mudará por completo a forma pela qual irá enfrentar o seu dia e rotina. 

O equilíbrio não se trata somente em movimentos, mas também nas atividades além disso, como uma noite de sono regular.

Essas substâncias podem causar letargia e até mesmo a perda dos sentidos, de forma que é totalmente prejudicial ao equilíbrio. 

Vale ressaltar que como substância entorpecente, não somente se aplica as popularmente conhecidas como “drogas”, mas o álcool figura no polo passivo como uma das substâncias mais danosas ao corpo humano.

Equilíbrio na meia idade e em todas as fases da vida

Manter um bom equilíbrio na meia idade e também em todas as idades é muito  importante, principalmente em idades mais avançadas, em que a tendência natural do ciclo de vida é que o equilíbrio não tenha a mesma eficiência do que na juventude.

A falta de equilíbrio, além de poder representar enfermidades, pode também ser fator para possíveis acidentes, em que são ocasionados devido à falta de equilíbrio.

Com isso, percebemos a grande importância de termos um equilíbrio regular e em perfeito funcionamento.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?