PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais

PANC (plantas alimentícias não convencionais) são alimentos, que como o nome propriamente já diz, incluem plantas que fogem da nossa rotina. Porém estudando mais sobre elas percebemos que podem ser grandes aliadas ao nosso consumo alimentício.

O consumo de plantas, folhas e hortaliças já são uma grande realidade no nosso cotidiano. Há milhares de anos, desde os povos mais antigos o consumo de plantas e seus derivados é presente. Existem alguns “padrões” de consumo de alimentos que variam conforme cultura e localidade.

Para elucidar mais sobre o assunto, iremos demonstrar e explicar alguns exemplos de plantas que entram no segmento de PANC. Mostrando todos os benefícios dessas plantas que não possuem o devido reconhecimento.

PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais

Confira quais são e detalhes de algumas plantas que fazem parte do segmento PANC:

Picão Branco

Originário da América do Sul, o picão branco é composto por pequenas flores brancas que se assemelham a margaridas.

Esta planta possuí ação anti-inflamatória e poder cicatrizante.

Taioba

Com folha grande, escura e verde, o taioba nasce a partir de grandes raízes. Assemelha ao espinafre o seu sabor, deve ser consumida sempre cozida, frita ou refogada. É necessário diferenciar de outras folhas venenosas, a taioba possuí uma grande linha que lhe pertence em forma de coração.

Pesquisas realizadas mostram que a taioba tem mais vitamina A que alimentos com brócolis e cenoura, tornando assim um grande alimento ser consumido de maneira saudável e benéfica para o corpo.

Folha de Batata Doce

As folhas podem ser colhidas juntamente com a batata doce, uma grande aliada na dieta. Principalmente em dietas fitness a batata doce e suas folhas são ricas em nutrientes e vitaminas necessárias para o crescimento e definição de músculos.

A folha de batata doce além de comestível, possuí mais vitamina C que a própria batata doce. Pode ser consumida após refogada, acompanhada de alho e azeite.

Ora-Pro-Nóbis

Muito comum no território mineiro, o ora-pro-nóbis hoje já é presente em muitos pratos da culinário local, normalmente cozido com os alimentos da região. Porém, em outras regiões do Brasil esta planta costuma ser descartada, mas é um grande erro.

Ora-pro-nóbis é rica em proteína vegetal e traz um sabor único para os pratos e receitas onde é utilizada.

Mangará

O mangará conhecido por trazer o nome ao “coração da banana”, fica localizada na parte que fica ao fim do cacho. Seu consumo e combinações com alimentos se assemelha ao palmito.

As propriedades que a planta apresenta pode ser uma grande aliada ao combate a problemas renais e a anemia.

Trapoeraba

É uma pequena planta com folhas de coloração rosada que pode ser encontrada durante todos os períodos do ano.

A trapoeraba ajuda na eliminação da retenção líquida, associada a atividade física pode ser também uma grande aliada na perda de peso.

Azedinha

Seu nome já é autoexplicativo, possuí um sabor único, trazendo uma leve acidez. Pode ser consumida crua ou refogada, normalmente em saladas.

A azedinha possui ação antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante.

Beldroega

Normalmente é retirada das plantações por ser considerada uma erva daninha que se espalha.

Porém, a beldroega é uma planta rica em ômega 3 e possui grande capacidade antioxidante.

Folhas de Abóbora

São as folhas que estão presentes junto com as abóboras, ambos podem ser consumidos.

Ricas em Vitaminas A e C, possuem também mais cálcio que o leite, suas folhas contêm os nutrientes da abóbora e são comestíveis.

Tansagem

A tansagem é outra planta que tem uma grande reprovação a primeiro modo. Porém é cercada de benefícios que podem e devem ser inclusos nos cardápios.

Suas sementes podem substituir o gergelim em alguns pratos, as folhas se assemelham ao espinafre e podem ser refogadas antes do consumo.

Que tal incluir PANC em sua rotina?

A flora brasileira é uma das mais ricas do mundo, possuindo uma abundância e variedade que poucos lugares no mundo se equiparam.

Com toda a riqueza da nossa flora, não podemos somente dar atenção aos alimentos que já são presentes e óbvios nos cardápios.

PANC está presente em todo território, há uma variedade plantas alimentícias não convencionais que podem ser consumidas e mescladas com as nossas refeições rotineiras.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil.Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?