Quando falamos sobre artes marciais pensamos primeiramente em competições ou coisas semelhantes. Porém há diversos benefícios que elas podem nos proporcionar, dentre eles o bem estar mental, social e físico.
Ao pensar em vida saudável as duas primeiras coisas que nos vêm à mente são dieta e os esportes. Aqui abordaremos as artes marciais como filosofia de vida e também como os esportes em ascensão no momento.
Conheça os benefícios das artes marciais
Benefícios mentais
- Reduz o estresse;
- Amplia a concentração;
- Promove disciplina;
- Ensina autocontrole;
- Melhora a autoestima;
- Controle sobre as emoções.
Um benefício mental notável das artes marciais é a capacidade de inibir e amenizar doenças como depressão e ansiedade, que são enfermidades que assombram o atual cenário mundial.
A prática destas atividades pode auxiliar no tratamento, a convivência em sociedade é essencial para amenizar o isolamento e os sintomas negativos.
Psicólogos comprovam a eficiência do uso dos esportes nos tratamentos das enfermidades. Além do acompanhamento médico especializado necessário ao tratamento, os esportes podem tornar-se um aporte de superação para estes momentos.
Hoje o estímulo de uma atividade que gera cooperação perante os indivíduos somente tende a reforçar a saúde mental e a prática da empatia perante os outros.
Benefícios físicos
- Condicionamento físico;
- Desenvolvimento muscular;
- Flexibilidade corporal;
- Aumento da coordenação;
- Perda de peso;
- Controle de peso.
Motivos é o que não faltam para você incluir estas atividades em sua vida para desfrutar dos benefícios físicos.
Benefícios sociais
A disciplina também é exercitada com esse tipo de esporte, o praticante deve atentar-se as medidas ditas pelo mestre e segui-las como regra. Praticantes de artes marciais são admirados pela disciplina a qual carregam.
Outro benefício que devemos citar é questão da autodefesa, no atual cenário ao qual vivemos nunca sabemos quando será necessário nos defendermos de situações extraordinárias. Lembrando e reforçando, a prática de autodefesa somente poderá ser usada em situação extrema.
Tipos de Artes Marciais
- Qi Gong: de origem milenar chinesa o Qi Gong cultiva a energia vital, aumenta a vitalidade e previne doenças.
- Tai Chi Chuan: de origem taoísta chinesa o Tai Chi Chuan harmoniza a energia corporal através da serenidade da mente para o corpo.
- Judô: de origem japonesa a filosofia do judô é a plena sintonia física, mental e espiritual.
- Karatê: de origem japonesa o karatê preza pelo desenvolvimento moral e espiritual dos alunos.
- Kung Fu: de origem chinesa o Kung Fu é baseado nos movimentos de animais, busca a harmonia entre as energias corporais “yin e yang”.
Não podemos deixar de citar nossa querida capoeira, hoje reconhecida como uma autêntica arte marcial brasileira. Tendo seu início discriminado por ser uma prática “escravista”, ou seja, era banalizada por ser praticada por escravos. Prática está que servia como entretenimento, mas também defesa para os escravos.
Hoje a prática da capoeira é respeitada e também é reconhecida como a “arte marcial nacional”.
As artes marciais citadas têm como principal intuito a prática de uma vida saudável e harmônica.
Tendo em vista que os esportes são de extrema importância para um cotidiano sadio, a prática de alguma arte marcial juntamente de uma dieta balanceada pode mudar sua vida! Lembrando que sempre deve haver acompanhamento médico para qualquer esporte ou dieta que irá realizar.
As artes marciais realmente valem a pena?
Mesmo que você nunca tenha praticado nada relacionado, nunca é tarde para começar!
A vida saudável hoje é indispensável, devemos sempre nos atentar a nossa saúde.
O bem mais precioso que temos é o nosso corpo. Devemos sempre manter ele de forma saudável, não necessariamente seguindo padrões, mas sim levando um hábito saudável para suas vidas.