As dicas para amenizar a menopausa ajudam a diminuir os efeitos colaterais de forma simples e natural, durante este período de transição da vida de todas as mulheres.
A menopausa ou última menstrual é um processo natural de queda dos níveis de hormônios sexuais femininos que normalmente ocorre entre os 45 e 55 anos. Antecessor a menopausa propriamente dita há um período chamado climatério que é transição gradativa de queda hormonal feminina que pode ter início desde os 35 anos, essa fase é uma verdadeira “bagunça” hormonal.
Algumas mulheres podem ser assintomáticas na fase do climatério e menopausa, mas a grande maioria apresenta algum sintoma de intensidade variável. Os sintomas mais comuns da menopausa são: ondas de calor (fogachos), queda de libido, secura vaginal, insônia, labilidade emocional, redução de massa muscular, alteração da disposição de gordura corporal (maior acúmulo nos seios e abdome). Entretanto, há sintomas que requerem maior atenção: perda de massa óssea (osteopenia e osteoporose), risco aumentado de doenças cardiovasculares e incontinência urinária.
É possível passar por esta transição natural de forma tranquila, para isso incluir as dicas para amenizar a menopausa antes ou durante a fase do climatério ajuda muito a aliviar e muito os sintomas.
Dicas para amenizar a menopausa
Praticar Atividades
Independente da modalidade da atividade, para amenizar a menopausa é preciso movimentar o corpo e equilibrar a mente.
Dentre as atividades mais indicadas para amenizar a menopausa estão:
Aulas de Dança: melhoram a coordenação motora, noção de espaço, aumenta a mobilidade, promove o bem-estar e socialização. E opções de aula de dança é o que não faltam: zumba, dança de salão, dança do ventre, dança cigana ou tribal fusion.
Pilates: aumenta a flexibilidade, melhora o tônus muscular, as aulas são em ambiente tranquilo com equipamentos adequados. Como o pilates trabalha e melhora a força dos músculos do assoalho pélvico previne a incontinência urinária, melhora a libido em declínio na fase da menopausa.
Yoga: estimula o sistema endócrino e alivia os desequilíbrios hormonais. A prática de yoga durante o climatério e pós-menopausa é muito positiva na redução de insônia.
Caminhada: pode ser feita perto de casa, seja em uma ciclovia, beira da praia, lago, na esteira ou academia. A caminhada estimula a reposição óssea e melhora a saúde cardiorrespiratória.
Ciclismo: alivia o estresse, reduz o risco de doenças cardiovasculares e aumenta a capacidade de concentração. Com as diversas opções de ciclovias, pedalar é uma opção para lhe dar com a menopausa.
Tai Chi Chuang: fortalece os ossos, melhora o tônus muscular, controla a pressão arterial. O Tai Chi Chuang vai além da atividade corporal, equilibra corpo e mente.
Meditação: combate a insônia e melhora dores crônicas. A prática de meditação na menopausa traz inúmeros benefícios mentais: equilíbrio de emoções divergentes, diminua a ansiedade, relaxamento.
Alimentação
Alimentos para consumir na menopausa
Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, por serem ricos em vitamina E são excelentes para aliviar as ondas de calor.
Legumes, hortaliças e frutas frescas: os legumes possuem diversas vitamina e minerais, as hortaliças e frutas consumidas in natura podem auxiliar a acidez no sangue e ajudam a prevenir a osteoporose.
Cereais integrais: possuem índice glicêmico mais baixo e serem metabolizados mais lentamente pelo organismo. Se consumidos com moderação ajudam a evitar aumento de peso e gordura, portanto são indispensáveis na menopausa.
Alimentos ricos em triptofano: o cacau, a banana a semente de abóbora. Estes alimentos possuem uma substância chamada triptofano que estimula a produção da serotonina. Ajudam a evitar ansiedade e depressão, típicos do período do climatério e menopausa.
Alimentos para evitar na menopausa
Café: a cafeína agrava os calorões conforme constatado estudo da Mayo Clinic nos Estados Unidos. Por ser estimulante também prejudica o sono.
Sal: o excesso de sódio pode desencadear ou agravar os problemas de hipertensão. A queda do estrogênio por si só já aumenta os riscos de doenças cardiovasculares em mulheres na menopausa.
Açúcares: os doces contribuem para alterações de humor, podem gerar “dependência emocional” e causar obesidade.
Gorduras: os alimentos processados possuem muita gordura saturada em sua composição, podem prejudicar veias e artérias.