Muito ouvimos sobre sedentarismo e seus malefícios, mas o que é de fato uma pessoa sedentária? Considera-se uma pessoa sedentária aquela que não pratica qualquer tipo de atividade física, além de ter hábitos negativos à saúde. Como por exemplo, uma má alimentação e indisposição para a realização de tarefas cotidianas.
O sedentarismo associado a má alimentação é prejudicial à sua saúde, há sempre uma grande ingestão de alimentos gordurosos e com alto teor de açúcar. Estes maus hábitos prejudicam o organismo como um todo, podendo propiciar doenças como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, problemas respiratórios e dores por todo o corpo.
Para sair desse estado de sedentarismo, algumas práticas devem ser iniciadas a fim de regredir essa situação. Entre elas, a iniciação de atividades físicas, se possível, ter acompanhamento profissional como um educador físico.
Outro grande passo para sair da zona do sedentarismo é a regularização da alimentação. Buscar refeições mais balanceadas e saudáveis, para otimizar ainda mais o acompanhamento nutricional profissional ajudará.
Todo esse processo deve ser feito de forma gradual, sempre respeitando os limites do seu corpo. Cada pessoa tem o seu próprio ritmo de evolução.
Quais são os sintomas do sedentarismo?
Podemos ser sedentários sem nem mesmo perceber completamente este estado. Assim como podemos estar rodeados de pessoas sedentárias
Confira os principais sintomas de pessoas que sofrem com o sedentarismo:
Cansaço Excessivo
O cansaço excessivo causado pelo sedentarismo têm como origem a diminuição do metabolismo.
Na ausência de atividades físicas não ocorre a ativação do metabolismo, reduzindo e prejudicando os processos metabólicos.
Redução de força muscular
Falta de força muscular em geral, seja para uma atividade rotineira ou algum momento em que seja exigido maior esforço.
Os sedentários têm sua força prejudicada devido ao seu conjunto muscular permanecer sempre em repouso. Desta forma há a ausência de estímulo e prática a fim de tonalizar e fortalecer a musculatura como um todo.
Dores articulares
As dores nas articulações são companheiras dos sedentários, podendo ser pela falta de movimento ou pelo excesso de peso. Em muitos casos, são os dois sintomas agindo em conformidade ocasionando tais dores.
Acúmulo de gordura
Algumas regiões do seu corpo poderão acumular uma parcela maior de gordura. Além disso, essas regiões terão um aspecto mais flácido do que as outras gorduras localizadas são sintomas recorrentes de pessoas sedentárias.
Os níveis de colesterol e triglicérides também aumentam conforme o acúmulo de gorduras localizadas.
Esse efeito ocorre devido a inércia do corpo, onde não queima as gorduras ingeridas, causando essa flacidez e aumento de gorduras localizadas.
Aumento excessivo de peso
O aumento excessivo de peso pode chegar até aos níveis de obesidade. Parte deste processo é decorrência da falta de atividades físicas.
O corpo permanece em repouso, associado a alimentação errada com alta ingestão calórica, a tendência é que haja um aumento excessivo de peso.
Problemas durante o sono
Roncos e apneias do sono podem estar presentes em pessoas sedentárias. Isso é decorrência da passagem de ar com maior dificuldade pelas vias respiratórias.
Maior risco de doenças
A piora ou o aumento da possibilidade de contrair doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes, entre outras doenças. Também há um aumento na possibilidade de ter um AVC ou infarto.
Como combater o sedentarismo?
Há diversas formas de combater o sedentarismo, apresentaremos algumas formas mais simples e recomendadas para adotar boas práticas.
Força de vontade
A principal delas é ter força de vontade e querer sair daquela situação. Antes de qualquer coisa, é importante que tenha em mente que quer sair disso, mudar de vida, criar bons hábitos.
Esta decisão deve partir unicamente da pessoa que precisa sair disso. O processo é demorado e pode ser desgastante em seu decorrer, mas será gratificante o seu resultado.
Boa alimentação e atividades físicas
Após estar determinado a sair desta situação, devemos ter em mente que há dois grandes pilares responsáveis, sendo eles: boa alimentação e atividades físicas.
Não existe uma ordem para isso, mas necessariamente precisará seguir ambos de forma conjunta. Pode-se começar pela alimentação saudável e posteriormente introduzir atividades físicas e vice-versa.
No caso das atividades físicas, procure um educador físico que poderá fazer uma avaliação corpórea para um melhor aproveitamento.
A boa alimentação possui princípios básicos, como o consumo de alimentos naturais. O auxílio de uma nutricionista para montar uma dieta adequada e personalizada para as suas necessidades.
Elimine o sedentarismo da sua vida
O sedentarismo é um problema muito grave, não se atentar a isso pode resultar diversos problemas de saúde. Em casos extremos pode até mesmo levar a morte, portanto, cuide-se.