13 Benefícios do chá verde

Resumo

O chá verde é altamente indicado para melhoria de diversos fatores, desde a prevenção até medidas complementares ao tratamento de doenças. Assim como também para apenas obter uma vida saudável através do consumo de produtos naturais.

Os chás em geral trazem uma série de benefícios para as pessoas que o consomem, e o chá verde, é tido como o queridinho de especialistas e pessoas costumeiramente saudáveis. 

Apesar dos diversos benefícios que são extraídos deste chá, o seu preparo é extremamente simples e basicamente pode ser feito por praticamente qualquer pessoa. Para fazer este maravilhoso chá, você necessitará ter: 

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de chá do chá verde;
  • Suco de limão, mas este sendo apenas um opcional.

Após isso, deverá ferver a água, seja em um bule, panela tradicional ou elétrica, após isso, adicione as folhas de chá verde a água quente, feito isso, desligue o fogo. Após isso, espere por cerca de 10 minutos, coe o chá e misture com suco de limão, caso queira. Normalmente o suco de limão é utilizado para trazer uma nova nuance para o chá. Fazer este chá irá demandar menos de 15 minutos do seu dia, e trará consequências consideráveis para toda sua rotina.

O chá verde pode também ser encontrado em cápsulas, como qualquer outro tipo de comprimido.

Rico em nutrientes, como ferro e cálcio, este deve ser consumido entre refeições, podendo ser tomado de 2 a 4 xícaras de chá por dia, mas caso seja portador de doenças de pressão, é recomendado que tome até no máximo 3 xícaras de chá por dia.

Conheça os 13 benefícios do chá verde

Visto o modo de preparo, simples e rápido, agora vejamos os 13 principais benefícios que podem ser adquiridos através do consumo do chá verde, vejamos:

Pode ajudar a prevenir o câncer

Por ser rico em antioxidantes, o chá verde pode prevenir a presença de câncer em regiões como a próstata, mama, cólon, estômago, bexiga, ovário e pulmão. 

Além da presença de catequinas no chá, o que evita a produção de células cancerígenas.

Auxilia na perda de peso

Por ter efeito diurético, ajuda o corpo a desinchar, desta forma, eliminando possíveis líquidos alocados. 

Além disso, através dos nutrientes encontrados como a cafeína, catequinas, entre outros, ajudam a acelerar o metabolismo, de forma que ocasiona na queima de mais energia, ajudando a reduzir o peso.

Saúde da pele

Devido aos antioxidantes e catequinas, o chá verde ajuda a atrasar o envelhecimento. Ameniza a flacidez da pele e evitando possíveis manchas.

Estes antioxidantes atacam diretamente os radicais livres.

Previne gripes e resfriados

Devido a alta taxa nutritiva, o chá verde pode ajudar a prevenir possíveis gripes e resfriados.

Pode prevenir doenças cardíacas

Devido aos seus antioxidantes, acaba por ajustar o “colesterol ruim”, o LDL. 

O chá verde também inibe a capacidade da formação de coágulos, evitando doenças como derrame, infarto e trombose.

Melhora a saúde bucal

O chá verde pode inibir a presença de cáries e inflamações de gengiva, visto seu caráter anti-inflamatório. 

Além disso, este chá ajuda a prevenir e tratar o mau hálito.

Previne diabetes

Pode ajudar o hormônio da insulina no corpo, regulando os níveis de açúcar no sangue, podendo prevenir diabetes.

Controla a pressão arterial

Devido aos seus antioxidantes, estes relaxam os vasos sanguíneos, desta forma, diminuindo as chances de problemas de pressão arterial.

Melhora o desempenho em atividades físicas

O chá verde, além da cafeína, faz com que a gordura corporal seja usada como energia para a realização de atividades físicas.

Além de maior perda calórica, traz também mais resistência para execução dos movimentos.

Previne doenças cerebrais

As catequinas e os flavonóides auxiliam a prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson, e problemas de memória em geral. 

O chá verde pode ajudar na saúde de sua memória.

Saúde do intestino

As catequinas e o seu efeito antioxidante ajudam a eliminar possíveis bactérias intestinais, além de prevenir novas possíveis doenças.

Melhora a concentração

Devido à taxa de cafeína presente, o chá verde traz maior concentração e uma melhora potencial ao humor, liberando o hormônio de serotonina, responsável por causar o sentimento de felicidade ao corpo.

Ajuda a eliminar a retenção líquida

Por ter caráter diurético, o chá verde é um grande potencial na eliminação de retenção líquida.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?