Os benefícios do Qi Gong são amplos e são capazes de melhorar a qualidade de vida dos adeptos. Mas antes de citarmos os diversos benefícios desta arte marcial, é interessante ressaltarmos um pouco o contexto histórico ao qual está inserido.
Origem do Qi Gong
Qi Gong ou Chi Kung, como também pode ser conhecido, é uma prática milenar asiática, mais precisamente chinesa. E existem duas grandes personalidades por detrás desta prática, ambos viveram na Dinastia Song entre o ano de 960 a 1279.
O primeiro deles é o taoísta Lu Dunbing, este sendo mestre em alquimia e pertencente dos “oito imortais”. Já a outra figura, é o general Yue Fei, este sendo conhecido por criar as doze séries de exercícios para treinar seus homens. E claramente durante estes muitos anos em que se passaram, a técnica sofreu algumas alterações e mutações conforme o tempo.
Basicamente podemos entender que o Qi Gong consiste em uma prática a qual os milenares chineses acreditavam que através destes movimentos, seria possível controlar o “chi”, traduzindo para nossas palavras, seria a energia vital. Os chineses acreditavam que através da adoção destas práticas, seria possível alterar e controlar o movimento do “chi” dentro do organismo do praticante, além de trazer longevidade.
Devemos lembrar que existem muitos preceitos milenares asiáticos que ainda são inseridos e utilizados nas sociedades modernas, não somente no âmbito das artes marciais, mas também na medicina, engenharia e diversas outras áreas espalhadas por toda a sociedade.
Quais os 20 principais benefícios do Qi Gong?
Agora que pudemos entender um pouco melhor a história e para que serve, vamos conhecer os principais benefícios do Qi Gong e o que prática desta arte marcial pode fazer em sua vida.
- A digestão é potencializada com a prática destes exercícios, visto que os órgãos digestivos são massageados através dos movimentos realizados.
- Todo o sistema imunológico é fortalecido através da prática dos movimentos. Estudos mostram que a produção de glóbulos brancos é potencializada nos praticantes desta arte marcial.
- Melhora a densidade óssea.
- Ajuda a diminuir a pressão sanguínea. Um estudo interessante demonstrou que alguns dos praticantes desta modalidade, reduziram ou até mesmo deixaram a medicação de lado após iniciarem na prática desta arte. Mas é claro que para isso, um médico deverá ser consultado.
- Os praticantes do Qi Gong pertencem a um seleto grupo ao qual tem as chances de derrame reduzidas.
- Pode ser responsável por destruir os radicais livres, são moléculas instáveis, as quais podem ocasionar doenças degenerativas.
- É potencializador do sono, ajuda a criar uma rotina de sono saudável e propícia aos seus participantes.
- Os praticantes do Qi Gong aprendem a controlar melhor a respiração, fazendo com que se respire de maneira mais lenta, desta forma, podendo adquirir mais oxigênio.
- Com isso, também ajuda a melhorar a asma, visto que os pulmões se tornam mais relaxados com uma respiração mais lenta, ocasionando menos incidências com a asma.
- Além do fortalecimento pulmonar, esta prática também fortalece todo o sistema cardiovascular.
- Aumenta a circulação sanguínea, tornando os vasos mais elásticos.
- Melhora muito a flexibilidade e equilíbrio de seus participantes.
- Também pode ser responsável pelo ajuste de postura, problema que assola boa parte da sociedade.
- Ajuda e contribui no tocante ao sistema renal.
- Potencializa e acelera o processo de recuperação de enfermidades e danos em geral ao organismo.
- Fortalece e equilibra as articulações, como cotovelo, joelho, tornozelo.
- Melhora a saúde da pele, visto que combate os radicais livres. Além destes, são responsáveis por algumas doenças, principalmente a destruição do tecido.
- É responsável por relaxar a musculatura de seus praticantes.
- Alivia dores de cabeça e enxaquecas.
- Ajuda a reduzir e aliviar dores musculares.
Estes são alguns dos benefícios do Qi Gong para os seus praticantes, esta arte marcial muito tradicional e respeitada. Mesmo sendo uma prática milenar, se faz muito presente e eficaz para as necessidades atuais. Este fato só realça como as invenções chinesas são inovadoras e presentes até os dias atuais, provando sua eficácia e funcionalidade.