5 Dicas para sair do piloto automático

Resumo

O piloto automático está intimamente ligado à rotina de praticamente todos os brasileiros atualmente, principalmente aqueles que residem nas grandes metrópoles, mas nem mesmo os mais afastados escapam do modo automático.

E o que seria este tal piloto automático? Como o nome propriamente diz, é uma forma intrínseca ao indivíduo, ou seja, automático a ele, de forma que realizará as tarefas de forma robótica e idênticas, visto que sua rotina exige isso. Pode ser chamado também de atos inconscientes, de forma que determinadas práticas e tarefas são realizadas de forma automática.

Mas existe uma série de problemas em manter uma rotina no piloto automático, podendo trazer sérios danos à saúde, ajudando doenças a se proliferarem, como também o surgimento de novas enfermidades, como ansiedade, estresse, depressão, entre outros problemas. Viver no automático pode também retirar a sua presença da sociedade aos poucos, porque vejamos, o fato de estar apenas cumprindo tarefas de forma automática, é mais semelhante ao comportamento de um robô do que de um ser humano, e isto pode causar graves problemas a longo prazo.

Melhores 5 dicas para evitar o piloto automático

Agora que pudemos entender e perceber um pouco melhor do que se trata o famoso piloto automático, vejamos costumes e dicas que podem ser utilizados a fim de reduzir essa grande problemática. 

Mesmo que alguns confundem o modo automático como algo positivo, estudos apontam que agir desta forma pode ocasionar em diversos problemas, sejam estes de saúde ou problemas sociais. 

Visto isso, acompanhe as 5 melhores dicas para evitar o piloto automático:

Esteja aberto a substituições

Muitos estão submetidos a uma rotina devido a sua carga de trabalho ou tarefas, mas vejamos, talvez você não seja tão produtivo em determinado horário, e não há problema algum nisso. 

Talvez sua vocação e produtividade esteja sendo afetada em determinados períodos do dia, para que isso não ocorra, busque substituir seus turnos ou tarefas, a fim de melhorar o desenvolvimento destas. 

Estar motivado é um dos principais pilares para que haja produtividade e um bom proveito de suas tarefas.

Seja realista

Vivemos em uma era em que prazos e realidades cronometradas são apresentadas e impostas às pessoas, mas calma, não deixe que isso te afete. 

Não adianta tentar se adaptar a uma realidade que não conseguirá dar conta, apenas te causará frustrações e não atenderá a demanda esperada. 

Para isso, seja realista consigo mesmo, respeite seus limites, prazos e limitações dentro do contexto geral. 

Não se cobre resolver tudo sozinho sempre, pois às vezes não poderá e nem conseguirá, mesmo que quiser.

Afaste-se da negatividade

Pensamentos e práticas negativas apenas atraem coisas negativas. Evite e afaste-se de situações e pessoas negativas. 

E se a pessoa negativa for você? Passe a trabalhar melhor sua mente para que isso não aconteça, ao invés de pensar: “não vai ser possível”, troque esta frase por: “será possível, se eu ajustar determinados fatores”. 

Evite distrações também, isto pode acabar por tirar seu foco e atrapalhar no desenvolvimento de determinada função.

Pratique o autoconhecimento

Passe a se conhecer melhor, você já fez essa pergunta a si próprio: quem sou eu? Pois bem, caso não tenha feito, faça. 

Passando a ter um conhecimento melhor sobre si próprio, te mostrará o que é de fato importante para você, e demonstrando também coisas que podem simplesmente serem retiradas de sua rotina. 

Pratique o desapego, não acumule tarefas ou coisas somente por comodismo, passe a se conhecer melhor e entenda o que é de fato primordial e imprescindível para sua rotina.

Esteja aberto a mudanças

É inerente ao ser humano ter receios e prevenções com relação a mudanças, visto que pode gerar insegurança e incerteza para algumas pessoas. 

Mas as mudanças podem trazer uma nova perspectiva para sua vida, tirando-o do modo automático, mostrando novas coisas e te apresentando para novas realidades. 

Esteja preparado e adepto para mudanças, com isso, além de nunca se apegar ao automático, também poderá desfrutar de diferentes rotinas e realidades. 

Não tenha medo de mudar-se de sua rotina infeliz, apenas arrisque, talvez sua felicidade esteja na mudança, e não há valores que possam comprar a felicidade de alguém.

Saia do piloto automático

O modo automático faz parte da maioria das pessoas, não deixe se afetar por isso, pratique as dicas citadas acima, use o automático somente como algo positivo, não deixe que este acabe com sua sanidade ou felicidade. 

Você merece mais do que isso, merece ser tratado com dignidade e respeito, como um ser humano, e não como uma máquina, imponha-se e coloque seus limites.

E como dicas adicionais, que tal incluir atividades que vão te ajudar a sair do piloto automático? A prática da meditação te ajuda centrar-se, a yoga expande sua capacidade física e mental, a dança reduz o estresse de forma lúdica

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Picture of Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?