[vc_row][vc_column][vc_column_text]Os fundamentos para uma vida zen são princípios para uma vida consciente, simples e livre do excesso de preocupações muitas vezes desnecessárias.
Tendo como base alguns preceitos dos monges, que valorizam a paz e clareza para ver a realidade de forma consciente. Basicamente se livrar de excessos e irrelevâncias, focar em hábitos que auxiliem a encontrar paz interior e expansão da consciência.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”7 Dicas para uma Vida Zen” alignment=”left” main_heading_margin=”margin-bottom:15px;”]Os mandamentos da vida zen são conceitos profundos, realizamos a condensação de diretrizes de forma suscinta, com as devidas adaptações, sintetizados nas 7 dicas para uma vida zen:[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”1 – Focar em apenas uma atividade de forma isolada” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:15px;”]Na atualidade é quase impossível fazer uma única coisa de forma isolada, ser multitarefa é um “mantra” para produtividade nas rotinas diárias.
O ato de executar uma tarefa, pensando em outra já caracteriza divisão do foco, neste caso serão duas atividades simultâneas. Outro bom exemplo de multitarefa é realizar as refeições enquanto negocia, dentre tantos outros que fazemos diariamente.
Ser sempre multitarefas leva a um estado de estresse, que a longo prazo pode destruir os nervos. O ideal seria focar em apenas uma atividade, até sua conclusão, para harmonizar nosso espírito.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”2 – Ritmo de execução das atividades” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:15px;”]A escassez de tempo nos leva a executar todas as tarefas na “velocidade máxima”. Principalmente no âmbito profissional isso é considerado agilidade e maior capacidade de produção, porém levamos isso também para nossa vida pessoal, o que pode se tornar muito prejudicial.
Dentre os mandamentos zen está a realização de tarefas lentamente, o que não é nada fácil nos dias de hoje, requer concentração e confere melhores resultados.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”3 – Finalizar tarefas” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:15px;”]Não é preciso dizer que muitas das tarefas simultâneas ficaram inacabadas, a procrastinação de algumas será até mesmo indefinida. Daí surge aquela “sensação” da escassez de tempo.
A procrastinação de tarefas leva a um estado de ansiedade e angústia constantes. Sabe aquela sensação de que sua vida está “passando por você” como se fosse um telespectador? É resultado de atenção dispersa e superficial, causados pela sobrecarga emocional.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”4 – Intervalo entre as tarefas” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:15px;”]Não somos máquinas, como seres humanos precisamos de descanso. A execução simultânea, sequencial e ininterrupta das tarefas pode levar a exaustão.
Na filosofia zen realizar intervalos entre as tarefas é fundamental, tendo como objetivo a ordem. O intervalo desconecta a mente de uma tarefa, para então iniciar a próxima.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”5 – Estabelecer rotinas” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:15px;”]Estabelecer rotinas, ou rituais diários, auxiliam a mente e o espírito na execução da ação.
Incorporar a filosofia zen inclui rituais próprios, que nada mais são do que hábitos diários, pertencentes a uma rotina pré-estabelecida. Trata-se de uma preparação para vivenciar em plenitude, devendo ser aplicada também a ações não triviais.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”6 – Retire atividades de sua agenda” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:15px;”]Ledo engano achar que uma agenda cheia de atividades irá fazer “aproveitar” melhor seu tempo. Assim como mensurar resultados com base em quantidade e não em qualidade.
A sobrecarga de atividades gera angústia, os mestres zen nos aconselham a purificar nosso tempo. Elimine a quantidade humanamente excedente de tarefas, de forma que consiga cumprir os compromissos.
Não se esqueça de incluir em sua agenda os intervalos entre as tarefas. Separar e dar mais espaço aos demais aspectos de sua vida, além do âmbito profissional.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”7 – Gentileza e prestatividade” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:15px;”]Não estamos falando de uma “máscara” da sociedade moderna. Sorrir de forma sincera e ser gentil com o próximo de forma desinteressada, gera reciprocidade.
Ser gentil e prestativo traz a vivência de forma mais positiva, contribuindo para melhor qualidade de vida própria e dos demais ao entorno.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Vivencie as 7 Dicas para uma Vida Zen” alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:15px;” margin_design_tab_text=””]O intuito das 7 dicas para uma vida zen é oferecer opções práticas para melhor a qualidade de vida.
Que tal colocar em prática e vivenciar uma vida zen?[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]