Resumo
A aromaterapia é uma prática usada há muito tempo e em diversos países, em que seus praticantes normalmente acabam por se surpreender através dos benefícios extraídos através desta prática. Mas antes de citarmos suas diversas vantagens, devemos passar por uma breve explicação.
A aromaterapia é datada de mais de 2000 anos A.C, mas esse termo apenas veio a ganhar força no ano de 1930, quando o químico francês Maurice René de Gattefossé usou essa terminologia pela primeira vez. É interessante ressaltar que a aromaterapia sofre influências de outros tratamentos, como a fitoterapia.
Como aromaterapia, podemos entender que é a arte de extrair e misturar óleos de plantas e compostos vegetais, em que essa extração consiste em alguns benefícios, como: a harmonização, o equilíbrio, além de potencializar a saúde do corpo e mente do praticante.
Funciona da seguinte maneira: as substâncias presentes nos aromas, acabam por se desprender em partículas as quais estimulam as células nervosas, ativando partes no cérebro em que as emoções são localizadas, além de proporcionarem reações fisiológicas.
Sua aplicação pode ser feita através da inalação, ou até mesmo a submersão em banheiras ou recipientes em que estes óleos se encontram presentes, podendo ainda serem aplicadas através de massagens ou procedimentos similares.
Agora que pudemos entender um pouco melhor do que se trata a prática milenar da aromaterapia, vamos demonstrar como funciona e quais são seus principais benefícios.
Informações complementares sobre a aromaterapia
Por ser uma prática milenar, a aromaterapia consequentemente acabou por sofrer alterações durante a evolução humana, de forma que cada vez mais os indivíduos passam a compreender melhor as propriedades de plantas e compostos vegetais.
Desta forma, a aromaterapia ganha mais forças com o passar dos anos, de modo que novas técnicas e práticas foram descobertas e aprimoradas conforme a evolução da sociedade.
É interessante ressaltar que cada óleo possui propriedades específicas para determinados tratamentos.
A aromaterapia normalmente é utilizada para tratar distúrbios como ansiedade, insônia, ou até mesmo auxiliar no tratamento para diminuição de dores. Como exemplo, podemos citar o óleo de limão, excelente para o auxílio no desenvolvimento cognitivo. Também podemos usar como exemplo o óleo de lavanda, por possuir propriedades relaxantes, pode ser um excelente aliado no combate à insônia.
Conheça os 9 Benefícios da aromaterapia
Vejamos quais são os 9 principais benefícios da aromaterapia:
1 - Diminui a ansiedade
Pode ajudar a aliviar os sintomas ocasionados pela ansiedade, doença extremamente presente na sociedade moderna.
2 - Aumenta o relaxamento
Induzem ao relaxamento, o óleo de lavanda possui propriedade relaxante, podendo auxiliar em diversas atividades cotidianas.
3 - Melhora o sono
Pode ser um grande contribuinte na saúde do sono.
Muitas pessoas sofrem com o sono desregulado, e este tipo de situação pode ocasionar uma série de problemas em sua rotina.
Portanto, a aromaterapia pode contribuir para um sono saudável.
4 - Revigorante
Traz uma sensação de revigoramento, diminuindo dores e causando um relaxamento aos participantes.
5 - Saúde feminina
É extremamente útil e benéfico para a saúde da mulher, podendo amenizar cólicas e os sintomas da menopausa.
6 - Ameniza doenças respiratórias
Consegue promover e auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, como asma, bronquite, dentre outras.
7 - Amplia a concentração
É capaz de melhorar a concentração e auxiliar no desenvolvimento cognitivo dos seus participantes.
8 - Reduz dores
Reduz dores musculares ou dores crônicas, seja essa dor causada por alguma pancada ou impacto, até mesmo uma dor ocasionada por outra doença.
9 - Atua na imunidade
Também pode ser usada como mecanismo para aumentar a defesa do corpo, ou seja, a aromaterapia pode proporcionar uma resistência a enfermidades com seu uso.
Estudos comprovam a eficácia da aromaterapia no combate a doenças
Ao longo dos anos, diversos estudos foram realizados a fim de demonstrar a eficácia e aplicabilidade da aromaterapia para várias enfermidades e melhor qualidade de vida no cotidiano das pessoas.
A aromaterapia pode auxiliar no tratamento de hemodiálise, menopausa, reduzir a dor do parto, dentre outras. Também pode ser responsável por diminuir dores ocasionadas pelo período menstrual nas mulheres, podendo diminuir aquele incômodo abdominal presente nestes dias.
Visto todos estes benefícios e situações em que a aromaterapia pode ser aplicada, não perca tempo, busque um especialista para indicar os óleos essenciais para sua necessidade.
É importante ressaltar que apesar de simples, a aromaterapia deve ser acompanhada por um profissional, em que esta poderá facilitar e encaminhar com propriedade o tratamento adequado para sua realidade.