O controle da hipertensão é de extrema importância para os portadores. É uma doença muito presente e comum, em diversas faixas etárias, com maior predominância em pessoas na terceira idade.
Muitas vezes alguns sintomas passam despercebidos, porém para quem tem a patologia é necessário controle diário. É conhecida por ser uma doença silenciosa, exceto quando há o aumento repentino da pressão arterial, daí podem surgir alguns sintomas como tonturas, dores de cabeça e na nuca, dentre outros.
Mas o que muitos não sabem é que esta doença pode levar a óbito caso não seja tratada e mantido o controle da hipertensão. Dentre os motivos pelos quais podem levar à morte, podemos citar o infarto agudo do miocárdio, AVC, insuficiência renal, entre outras complicações. Apesar de ser uma doença silenciosa, pode ser fatal, portanto, é necessário sempre tratar com antecedência e da forma correta.
É primordial o acompanhamento médico e uso de medicamentos indicados pelo especialista e próprios para o controle da hipertensão.
Uma vez que esta doença não possui cura, a prática de atividades físicas é uma forma complementar perfeita para auxiliar no controle da hipertensão. Além de demais complementos como uma vida saudável, alimentação correta, entre outros.
A prática de atividades físicas como terapia complementar no controle da hipertensão é amplamente incentivada pelos para os seus pacientes. Visto que os são responsáveis por diminuir o percentual de gordura corporal, auxiliar o controle dos níveis de glicemia e colesterol, tonificar os músculos, fortalecer a estrutura óssea. Além de atingir o principal fator para quem sofre de hipertensão, ajuda no funcionamento do sistema cardiovascular.
Como as atividades físicas podem ajudar no controle da hipertensão?
A prática regular de atividades físicas como terapia complementar no controle da hipertensão, ajuda de forma natural a manter os índices sob controle. Em alguns casos, conforme avaliação médica, pode ser possível até mesmo reduzir o tratamento medicamentoso, sob orientação do especialista.
Mas é claro que alguns limites devem ser estabelecidos para que tudo ocorra da melhor forma possível. O recomendado é que a prática de atividades físicas seja feita de três a seis dias na semana, podendo ser feitas no intervalo de 30 a 60 minutos diários. Isto é apenas uma estimativa, não sendo necessariamente uma regra, mas este é um parâmetro muito utilizado por especialistas no assunto.
Quais são as melhores atividades físicas para o controle da hipertensão?
Pessoas as quais possuem hipertensão devem lidar com certas limitações, os exercícios de alto rendimento devem ser evitados para estas pessoas, a menos que ocorra um treinamento gradativo e evolutivo.
Porém, existem atividades perfeitas para as pessoas em que possuem esta doença, vejamos as 5 práticas mais recomendadas para os hipertensos:
- Caminhada;
- Corrida;
- Natação;
- Exercícios aeróbicos;
- Yoga;
- Alongamento;
- Ciclismo.
Estas são as atividades físicas mais recomendadas para os hipertensos, porpen devemos lembrar que estes não devem ultrapassar seus limites, respeite seu organismo.
É interessante ressaltar que não se deve evitar praticar exercícios sob o sol muito quente ou lugares abafados. Procure locais arejados e de preferência, sem muita incidência solar.
Certifique-se que está com uma roupa apropriada para o desenvolvimento das atividades, escolha roupas confortáveis e leves, em que estas permitirão que as práticas sejam realizadas com conforto.
Esteja sempre atento à hidratação, mesmo durante a prática de atividades físicas. Conforme os exercícios, o corpo necessita de uma maior hidratação para que continue fluindo naturalmente. A desidratação também pode influenciar com alterações da pressão arterial.
Como escolher o tipo de exercício para o controle da pressão arterial?
Normalmente os exercícios são divididos em aeróbicos onde o estímulo principal dá-se através do oxigênio e anaeróbios que utilizam como fonte de energia normalmente o carboidrato.
E muito se discute sobre qual o melhor método para os hipertensos, aeróbico ou anaeróbico. E segundo alguns especialistas, a prática de exercícios aeróbicos torna-se a melhor opção para pessoas hipertensas. Visto que esse tipo de exercício é responsável pela produção do bom colesterol (HDL), além de ajustar o nível de glicose, ajudando no controle da hipertensão arterial. Além de auxiliar também no controle da obesidade, potencializa o aspecto psicológico e ajuda pessoas a abandonar o tabagismo.
Mas apesar da indicação das atividades aeróbicas, os especialistas não descartam o uso de atividades anaeróbicas para hipertensos. Porém, com a devida orientação dos profissionais de saúde: médico e orientador físico.
Independente do tipo de exercício escolhido, o importante é manter uma vida saudável e ativa. Isso com toda certeza ajudará no controle da hipertensão e bem estar geral.