[vc_row][vc_column][vc_column_text]A população idosa brasileira está crescendo, o processo natural de envelhecimento reduz funcionalidades sistêmicas corpóreas. Incluir a prática de atividade física para idosos proporciona melhor qualidade de vida.
Biologicamente quando envelhecemos temos reduções em nossa capacidade cardiovascular, respiratória, mobilidade de origem músculo- esquelético e sistema nervoso.
A inclusão de atividades físicas para idosos proporciona acima de tudo autonomia e independência para a rotina cotidiana, evita limitações funcionais e melhora fatores psicológicos.
A atividade física para idosos pode até mesmo amenizar os sintomas de doenças crônicas.
Práticas recreativas também são de extrema importância na terceira idade, a dança além de uma atividade física é também recreativa. Atividades em grupo promovem a socialização do idoso, melhora o bem-estar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Principais benefícios da atividade física para idosos” alignment=”left” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Existem muitos benefícios ao quais a prática de atividade físicas podem trazer ao longo de nova vida, mas os principais benefícios da atividade física para idosos são:[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”1 – Previne e ajuda no combate de doenças” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]A prática de atividade física por idosos reduz o risco de desenvolver doenças graves e ameniza os impactos negativos dos sintomas de condições já desenvolvidas.
Dentre as principais doenças que impactam os idosos, as atividades físicas podem auxiliar na:[/ultimate_heading][dt_vc_list dividers=”false”]
- Hipertensão – melhora a circulação e ajuda a reduzir a pressão alta;
- Obesidade – ajuda a reduzir a gordura corporal e previne a perda de massa muscular mais acentuada na terceira idade;
- Diabetes – auxilia na redução dos índices glicêmicos sanguíneos e controle do diabetes;
- Osteoporose – o fortalecimento da estrutura de sustentação ligadas aos ossos ameniza a sobrecarga nos locais afetados;
- Depressão – o isolamento social dos idosos contribui para quadros depressivos, a socialização de atividades auxilia a reduzir os sintomas.
[/dt_vc_list][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”2 – Aumento da capacidade cardiorrespiratória e redução dos riscos de doenças cardíacas e respiratórias” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]Atividades aeróbicas aumentam a capacidade cardiorrespiratória dos idosos, expande a respiração e melhora o ritmo cardíaco. Ajuda a diminuir o risco de doenças cardiorrespiratórias.
De acordo com recomendações médicas aos idosos, com apenas 30 minutos diários de atividade física de baixo impacto é possível expandir a capacidade cardiorrespiratória.
Idosos precisam praticar atividades físicas de baixo impacto e sob orientação profissional tais como: caminhada, dança de salão, tai chi chuan, pilates, natação.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”3 – Fortalecimento e flexibilidade” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]As atividades físicas de baixo impacto são adaptadas as necessidades dos idosos e conferem:
- Fortalecimento da musculatura e das articulações;
- Maior flexibilidade corporal;
- Alinhamento postural.
O fortalecimento do sistema muscular diminui o risco de quedas, facilita os movimentos dos membros (braços, pernas) e tronco.
É de extrema importância o acompanhamento de um profissional para orientação e auxílio do idoso durante a execução das atividades.
Dentre as atividades indicadas para idosos com foco em fortalecimento, alongamento, flexibilidade e equilíbrio estão o pilates e o tai chi chuan que também auxilia na capacidade cognitiva.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”4 – Redução de dores e aumento do bem-estar” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]O condicionamento físico proporcionado pela prática de atividades físicas auxilia na redução de dores. Em alguns casos, após liberação médica, é possível até mesmo reduzir a carga de ingestão de medicamentos.
A prática de atividades físicas libera endorfinas que são substâncias naturais que aumentam o bem-estar. No caso dos idosos o isolamento social é prejudicial para a saúde emocional. A prática de atividades físicas promove maior interação social, especialmente as que possam ser realizadas em grupo como a dança de salão e o tai chi chuan.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Importância da atividade física para idosos” alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]A importância da atividade física para idosos vão muito além do funcionamento corporal é uma integração completa entre corpo e mente.
Dentre os inúmeros benefícios para os idosos na prática de atividades físicas os principais são recolocação de forma independente na execução de atividades cotidianas e reintegração social.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Venha conhecer o Espaço Ser em Movimento” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;” margin_design_tab_text=””]Aproveite e venha nos visitar, o espaço Ser em Movimento fica na Rua Voluntários da Pátria, 258 sobrado Botafogo. Estação do metrô Botafogo, saída Voluntários da Pátria referência esquina e entrada pela Rua das Palmeiras.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]