A prática da resiliência é adotada diariamente por todos nós, porém, nem todos temos o controle que gostaríamos perante situações adversas. É claro que problemas nos geram estresse e nos tiram o equilíbrio de nossas vidas. Porém apresentaremos maneiras de cultivar e elevar a resiliência no nosso cotidiano.
Mas antes disso, é importante explicar detalhadamente o que é de fato a resiliência. A resiliência é basicamente a maneira pela qual lidamos com nossos problemas, traumas, choques e situações adversas em nossas vidas.
Um ser resiliente é aquele que apesar de todas as problemáticas que enfrentou e enfrenta cotidianamente, ainda sim consegue passar por todas essas situações com bravura e sem feridas a longo prazo.
A prática da resiliência deve ser exaltada a todo momento, é importante ressaltar que sempre que possível devemos agir com resiliência, mesmo nos momentos em que perdemos totalmente o controle de nós. Portanto iremos apresentar dicas primordiais na cultivação da nossa resiliência.
Dicas para aumentar a resiliência no dia a dia
Ser resiliente não é uma tarefa simples, sabemos como uma rotina pode ser estressante e complexa. As dicas contribuirão na elevação da nossa prática de sermos resilientes, confira a seguir:
Reveja a forma de encarar os problemas
Momentos ruins vão e vem com frequência, metaforicamente dizendo, a vida pode ser comparada a uma montanha russa. Onde no caso a vida seria feita de altos e baixos. Mas o que deve ser ressaltado é que nenhum problema é eterno, assim como nenhuma felicidade irá perdurar por todo o tempo.
É ter resiliência no momento da solução dos problemas, encarar os mesmos como passageiros, praticamente nada é irreversível ou eterno. Portanto, basta encarar estas fases com resiliência e perseverança.
Mude a perspectiva
O cotidiano pode ter um sentimento ambíguo, podendo ser visto de uma maneira totalmente positiva ou totalmente negativa.
Mas nenhuma das duas visões está necessariamente correta, o extremismo nunca é uma solução, seja para mascarar ou problematizar algo.
As vezes nossa rotina é sabotada por nós mesmos, o que isso quer dizer? Basicamente algo que é visto com olhares pejorativos pode ser apenas uma visão conturbada de algo, tente mudar a perspectiva e olhe com novos olhos.
Muitas das vezes problematizamos situações corriqueiras como primordiais, trace o que de fato é importante em sua vida, não se desgaste com coisas que não valem o seu esforço, valorize sua saúde física e mental.
Pratique a gratidão
Seja grato por tudo que tem. Sua vida, família, emprego, estudo e tudo mais que compõe a sua vida.
A prática da gratidão é um exercício que deve ser diário e trabalhado sempre com discernimento.
Muitas das vezes reclamamos da nossa realidade sem ao menos saber o porquê estamos reclamando, é comum se estressar por uma situação simples, como por exemplo, uma desavença no trânsito. Mas analisando de maneira racional e prática, realmente devemos nos aborrecer por isso? A resposta é clara, não.
Ao invés de se estressar pratique a resiliência, agradeça por tudo que tem, por tudo que é, e apenas releve situações como esta.
Valorize tudo que é e tudo que tem, toda vez que algo corriqueiro aparecer no seu dia a dia, agradeça por tudo que tem. Assim se lembrará que pequenos problemas jamais irão abalar o que você é.
Inclua atividades físicas
A prática de alguma atividade física pode ser uma grande contribuinte no aumento de nossa resiliência, além de fazer bem para a saúde, possuí propriedades que aliviam o estresse e ansiedade do dia a dia.
As atividades físicas permitem interação com outras pessoas, podendo criar laços e aumentar a produtividade do trabalho em equipe, fazendo assim com que nossa resiliência seja testada com frequência.
Aprenda com as pessoas
Busque estar perto de pessoas que lhe façam bem, estas pessoas nos acrescentam experiência e boas sensações que nos fazem bem.
O aprendizado com pessoas que gostamos é mais bem aproveitado, buscamos ser mais resilientes com aqueles que amamos. Também podemos aprender com pessoas que tenham visões diferente e agreguem conhecimento.
Podemos usar também o aprendizado e resiliência em situações externas.
Pratique as dicas para aumentar a resiliência
A prática da resiliência deve ser realizada sempre que possível, ser resiliente aos problemas e adversidades nos tornam mais fortes para as ocasiões que a vida nos proporciona.
Ao longo da prática da resiliência, começamos a perceber que algumas coisas se tornam praticamente irrelevantes perante o aprendizado que tivemos.
Resiliência significa força, sabedoria e empatia.
A prática da resiliência deve ser ensinada para aqueles que possuem maior dificuldade de praticá-la.
Ser resiliente é encarar problemas com bravura e sabedoria.