Benefícios da dança flamenca para a saúde mental

Há inúmeros benefícios da dança flamenca para a saúde mental, atualmente muitas pessoas sofrem com problemas oriundos da falta de cuidados com o psicológico. 

Antigamente a saúde mental era um tabu, no cenário atual é um assunto recorrente nos mais variados ambientes e realidades. 

Com a evolução da humanidade as pessoas notaram a necessidade de se manterem saudáveis, não somente fisicamente, como também mentalmente. 

O corpo humano precisa de equilíbrio, de forma que corpo e mente, devem estar em consonância. Uma estrutura corporal frágil acaba por fragilizar a mente, e vice-versa. Saúde física e mental devem andar em comum acordo, uma servindo de suporte para a outra.

Eventos externos individuais, coletivos e globais podem influenciar no nosso psicológico. Existem métodos naturais que nos auxiliam, como é o caso da dança flamenca para a saúde mental, dentre outros. Caso não consiga superar sozinha(o), com métodos naturais complementares, procure ajuda médica psicológica.

Conheça a dança flamenca para a saúde mental

O flamenco é uma modalidade de dança originária da região da Andaluzia, na Espanha. Seus primeiros passos são datados do século XVIII. Tendo forte influência nas culturas cigana, árabe e judaica.

Além da riqueza de detalhes culturais originários do flamenco, esta também é conhecida por ser um estilo de dança extremamente versátil e prático, possuindo vários tipos e ritmos diferentes, podendo ser escolhido conforme necessidade e gosto pessoal.

E é importante salientar que, apesar do flamenco ser uma expressão artística, não deixa de ser uma prática de atividade física. Desta forma, auxiliando não somente na saúde mental dos seus adeptos, como também na saúde física dos indivíduos.

Os benefícios da dança flamenca para a saúde mental

Agora é o momento de conhecermos os principais benefícios da dança flamenca para a saúde mental:

Interação social

Muitas doenças relacionadas à saúde mental estão intimamente ligadas à solidão. 

O Flamenco além de ser uma dança extremamente alegre, é também uma dança característica por suas interações sociais. De modo que o participante estará em contato frequente com os demais, trocando experiências, vivências e conversas. 

A prática da dança flamenca traz o indivíduo para um cenário mais sociável e amigável.

Comprometimento

Pessoas adoecidas por problemas envolvendo a saúde mental, podem por muitas das vezes, não sentir vontade ou até mesmo faltarem com comprometimento para com as atividades. 

O Flamenco apesar de democrático, é uma dança que demanda atenção e comprometimento por parte de seus participantes. 

Estas atribuições necessárias para a prática da dança flamenca, fazem com que seus participantes exercitem sua mente, de forma que sirva até como terapia complementar para alguns tipos de enfermidades.

Elimina o sedentarismo

Muitas vezes, o sedentarismo é presente em pessoas adoecidas por algum tipo de enfermidade envolvendo a saúde mental. Comportamentalmente tendem a não ter disposição para nada, nem sequer vontade para tal, então consequentemente o sedentarismo acaba atingindo-os. 

A prática da dança flamenca para a saúde mental expande-se também aos benefícios físicos, proporcionando a manutenção do peso corporal e o fortalecimento de toda a musculatura.

Pratique a dança flamenca para a saúde mental

Dê o primeiro passo rumo ao seu bem estar psíquico, pratique a dança flamenca para a saúde mental e sinta o equilíbrio e harmonia em seu organismo.

Saúde mental é um assunto sério e que durante muitos anos foi negligenciado, portanto ainda existem resmas deste negligenciamento, juntamente aos novos enfermos. Com isso, o número de pessoas buscando ajuda está entre os maiores da história. Para isso, cuide-se, do físico e da mente, e sempre que necessário, busque ajuda.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?