Em nosso cotidiano diversas situações podem nos fazer perder a tranquilidade, seja no ambiente de trabalho, familiar o que inclui os relacionamentos e as situações de conflito. O mais importante é aprender como manter a calma, de forma que evite atitudes impulsivas errôneas e suas consequências.
A ausência da calma em situações estressantes leva a tomada de decisões incorretas perante a situação em si. Quando há tranquilidade e equilíbrio, somos capazes de analisar e aplicar atitudes e decisões de forma centrada e coerente durante situações de conflito.
O maior “segredo” para manter a calma é mudar a forma como nosso cérebro reage às situações de conflito.
Saiba como manter a calma mediante conflitos
1 – Breve silêncio
2 – Respire fundo
3 – Concentre-se no seu corpo
Na medida do possível controle a respiração e batimentos cardíacos.
Mantenha uma postura neutra e relaxe seus músculos, desta forma sua linguagem corporal expressará a abertura necessária para resolução do conflito.
4 – Escuta ativa
Quando há uma escuta ativa durante um conflito é possível extrair informações para posteriormente responder de forma inteligente.
5 – Pense positivo
6 – Não leve para o lado pessoal
Interiorizar situações de conflito faz expandir além o local de origem, se houve um conflito no trabalho irá refletir em seu lar e vice-versa, caso não consiga se desvincular do ocorrido.
7 – Reavalie as perspectivas
Ao mudar a perspectiva é possível reavaliar a situação e redefinir as ações.
8 – Pratique atividades
Atividades como a yoga e o tai chi chuan focam na respiração e movimentos suaves, ajudam muito na manutenção da calma, independe da situação.
9 – Durma bem
Caso ocorra uma situação de conflito inesperada ao longo do dia, estando devidamente descansado, estará mais preparado para agir de forma racional e efetiva.
Para manter a calma é preciso saber a origem do conflito
Para manter a calma interior sempre que possível avalie sua posição perante si mesmo, abandone coisas do passado e preocupações desnecessárias com o futuro.
Após identificar as fontes de seu conflito interior faça um planejamento realista com objetivos tangíveis respeitando seu tempo, mas não deixando de agir.
Durante este “processo” rumo a calma e equilíbrio medite e repita frases positivas sobre si mesmo. Enfim o mais importante permita-se sentir e evoluir com o aprendizado.