Dicas para amenizar a menopausa

[vc_row][vc_column][vc_column_text]As dicas para amenizar a menopausa ajudam a diminuir os efeitos colaterais de forma simples e natural, durante este período de transição da vida de todas as mulheres.

A menopausa ou última menstrual é um processo natural de queda dos níveis de hormônios sexuais femininos que normalmente ocorre entre os 45 e 55 anos. Antecessor a menopausa propriamente dita há um período chamado climatério que é transição gradativa de queda hormonal feminina que pode ter início desde os 35 anos, essa fase é uma verdadeira “bagunça” hormonal.

Algumas mulheres podem ser assintomáticas na fase do climatério e menopausa, mas a grande maioria apresenta algum sintoma de intensidade variável. Os sintomas mais comuns da menopausa são: ondas de calor (fogachos), queda de libido, secura vaginal, insônia, labilidade emocional, redução de massa muscular, alteração da disposição de gordura corporal (maior acúmulo nos seios e abdome). Entretanto, há sintomas que requerem maior atenção: perda de massa óssea (osteopenia e osteoporose), risco aumentado de doenças cardiovasculares e incontinência urinária.

É possível passar por esta transição natural de forma tranquila, para isso incluir as dicas para amenizar a menopausa antes ou durante a fase do climatério ajuda muito a aliviar e muito os sintomas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Dicas para amenizar a menopausa” alignment=”left”]As dicas para amenizar a menopausa é um conjunto de ações, em paralelo, para ajudar o organismo feminino a se equilibrar de forma natural durante e após sua fase de alteração hormonal.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row margin_top=”20px”][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Praticar Atividades” heading_tag=”h3″ alignment=”left” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]A prática de atividades físicas durante o climatério e a menopausa auxiliam diversos fatores, dentre os principais estão: controle de peso, manutenção da massa magra e redução dos riscos de osteoporose.

Independente da modalidade da atividade, para amenizar a menopausa é preciso movimentar o corpo e equilibrar a mente.

Dentre as atividades mais indicadas para amenizar a menopausa estão:

Aulas de Dança: melhoram a coordenação motora, noção de espaço, aumenta a mobilidade, promove o bem-estar e socialização. E opções de aula de dança é o que não faltam: zumba, dança de salão, dança do ventre, dança cigana ou tribal fusion.

Pilates: aumenta a flexibilidade, melhora o tônus muscular, as aulas são em ambiente tranquilo com equipamentos adequados. Como o pilates trabalha e melhora a força dos músculos do assoalho pélvico previne a incontinência urinária, melhora a libido em declínio na fase da menopausa.

Yoga: estimula o sistema endócrino e alivia os desequilíbrios hormonais. A prática de yoga durante o climatério e pós-menopausa é muito positiva na redução de insônia.

Caminhada: pode ser feita perto de casa, seja em uma ciclovia, beira da praia, lago, na esteira ou academia. A caminhada estimula a reposição óssea e melhora a saúde cardiorrespiratória.

Ciclismo: alivia o estresse, reduz o risco de doenças cardiovasculares e aumenta a capacidade de concentração. Com as diversas opções de ciclovias, pedalar é uma opção para lhe dar com a menopausa.

Tai Chi Chuang: fortalece os ossos, melhora o tônus muscular, controla a pressão arterial. O Tai Chi Chuang vai além da atividade corporal, equilibra corpo e mente.

Meditação: combate a insônia e melhora dores crônicas. A prática de meditação na menopausa traz inúmeros benefícios mentais: equilíbrio de emoções divergentes, diminua a ansiedade, relaxamento.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row margin_top=”15px”][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Alimentação” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Nutrir o corpo de forma natural e saudável é essencial em qualquer idade. Incluir determinados grupos de alimentos desde a fase do climatério ajuda a amenizar a menopausa.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row margin_top=”15px”][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Alimentos para consumir na menopausa” heading_tag=”h4″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Alimentos ricos em fitoestrogênios: possuem ação semelhante ao estrogênio. Estão presentes nos alimentos como: soja, grão de bico, lentinha, repolho, nabo, brócolis, semente de linhaça e abóbora.

Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, por serem ricos em vitamina E são excelentes para aliviar as ondas de calor.

Legumes, hortaliças e frutas frescas: os legumes possuem diversas vitamina e minerais, as hortaliças e frutas consumidas in natura podem auxiliar a acidez no sangue e ajudam a prevenir a osteoporose.

Cereais integrais: possuem índice glicêmico mais baixo e serem metabolizados mais lentamente pelo organismo. Se consumidos com moderação ajudam a evitar aumento de peso e gordura, portanto são indispensáveis na menopausa.

Alimentos ricos em triptofano: o cacau, a banana a semente de abóbora.  Estes alimentos possuem uma substância chamada triptofano que estimula a produção da serotonina. Ajudam a evitar ansiedade e depressão, típicos do período do climatério e menopausa.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row margin_top=”15px”][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Alimentos para evitar na menopausa” heading_tag=”h4″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Carboidratos simples: alimentos como arroz branco, farinha branca devem ser evitados na menopausa para evitar o acúmulo de gordura e obesidade.

Café: a cafeína agrava os calorões conforme constatado estudo da Mayo Clinic nos Estados Unidos. Por ser estimulante também prejudica o sono.

Sal: o excesso de sódio pode desencadear ou agravar os problemas de hipertensão. A queda do estrogênio por si só já aumenta os riscos de doenças cardiovasculares em mulheres na menopausa.

Açúcares: os doces contribuem para alterações de humor, podem gerar “dependência emocional” e causar obesidade.

Gorduras: os alimentos processados possuem muita gordura saturada em sua composição, podem prejudicar veias e artérias.

[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?