Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Qual a resposta para o grande enigma do equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Muitos de nós acabam não conseguindo conciliar ambos,em decorrência das altas cargas de responsabilidades que a maioria das pessoas possuem atualmente.

Tornou-se automático as pessoas viverem no que é chamado de “piloto automático”, o que consiste basicamente na adaptação às rotinas árduas e longas que são costumeiras na realidade do povo brasileiro.

Mas os reflexos disso podem ser extremamente danosos, não somente para nós, mas para as pessoas que amamos também. É necessário relembrar que o excesso de tarefas pode nos causar diversas doenças, físicas e mentais, como estafa física, dores pelo corpo, enxaquecas, depressão, ansiedade, entre diversas outras enfermidades as quais podem atingir quem vive no “piloto automático”. Aqueles que estão no modo automático, também podem estar sendo ausentes perante as pessoas que ama, e no pior dos casos, pode não ter tempo de recuperar o tempo perdido, portanto equilibrar a vida profissional com a pessoa é imprescindível. 

O trabalho e a rotina, sem sombra de dúvidas, é a grande base para que se possa viver dignamente, porém, de nada adianta uma vida profissional ajustada enquanto sua vida pessoal está um caos.

Como tentar manter esse equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Bom, de fato adquirir esse equilíbrio não é simples de ser adquirido, é um processo gradativo, em que deve haver constância e paciência por parte daquele que almeja esse equilíbrio. Não há como dizer que este equilíbrio virá de forma fácil, porém, existem formas pelas quais podem ser utilizadas a fim de potencializar isso.

E é necessário ressaltar que é quase humanamente impossível manter equilíbrio em tudo que queremos, às vezes somente a tentativa de equalizar as coisas, pode já ser suficiente para que tenha mais saúde e maior tempo de qualidade com aqueles que ama.

Agora que pudemos ter uma breve síntese acerca da importância de ao menos tentar buscar este equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

4 Dicas para manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Confira as melhores dicas para que possa tentar buscar esse equilíbrio entre vida pessoal e profissional:

Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas é unanimemente recomendada para esse tipo de situação. Parece não ter correspondência com o assunto, mas aquele ao qual pratica atividades físicas, além de benéfico para o corpo, também tem grande importância para a saúde mental.

Dentre as atividades físicas, estas podem ser as mais variadas possíveis, como musculação, corrida, futebol, dança, ciclismo, natação, entre diversas outras que podem ser utilizadas.

Invista em atividades relaxantes

Mais uma vez pode parecer confuso, até mesmo porque o conceito de relaxante pode ser o mais variável possível, mas busque sempre coisas que possam relaxar. Dentre coisas relaxantes que merecem destaque, sem sombra de dúvidas, devemos citar a Yoga e a meditação.

meditação e Yoga podem ser praticados por qualquer público, de qualquer idade, e consistem basicamente em movimentos e atividades em que consistem no controle mental e físico dos participantes. Praticar este tipo de coisas rotineiramente pode diminuir potencialmente estresse, ansiedade, entre outras coisas que podem ser amenizadas através destas atividades relaxantes.

Ouça mais

Muitas vezes aqueles que nos cercam tentam nos alertar sobre o desequilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, mas por conta do “modo automático”, em muitas das vezes nem damos ouvidos a estes alertas.

E como dito, as pessoas que nos amam sempre irão buscar o nosso bem, ouvir mais a estas pessoas pode ser uma excelente saída para você que se encontra abarrotado em sua vida profissional.

Trabalhe suas prioridades

Como citado anteriormente a importância da vida profissional, isso é indiscutível. Mas o que algumas pessoas negligenciam, é o fato de ser impossível ter um bom aproveitamento profissional estando adoecido, seja fisicamente ou mentalmente.

Isso quer dizer que, caso adoeça, você não continuará exercendo seu cargo com a mesma maestria. E na maior parte dos casos, pessoas são tratadas como números em algumas empresas, de forma que deixou de ser produtivo como era, te substituem por outro. 

Então definitivamente não vale a pena perder a saúde, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é importante.

Que tal aplicar as dicas para manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Ressaltamos que a vida profissional é sim importantíssima, mas esta deve ser aliada uma vida pessoal estável. Apesar de parecer utópico, pode sim ser aplicada as dicas, para que consiga manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?