Adotar o minimalismo pode tornar seu estilo de vida sustentável! O mundo nunca esteve tão consumista como atualmente. Os seres humanos adquiriram hábitos consumistas, compram produtos que nem sequer irão utilizar.
Ganhando cada vez mais espaço no cenário atual, e por falar em espaço, o minimalismo veio para solucionar exatamente este problema. Não é novidade para ninguém que vivemos em metrópoles superlotadas e com espaços cada vez menores.
Residências, estabelecimentos, automóveis, entre diversas outras coisas passaram a apresentar opções mais compactas e minimalistas. O espaço reduzido logo necessita de produtos que se enquadrem na área que tem disponível, isto fez com que empresas criassem opções para estes clientes.
Além de mais prático, o minimalismo é sem sombra de dúvidas uma opção mais sustentável. O acúmulo de coisas consequentemente gera mais detritos que serão dispensados uma hora ou outra, e este despejo realizado por bilhões de pessoas ocasiona em uma poluição de nível estratosférico.
O minimalismo veio para minimizar diversos problemas, desde a sustentabilidade até problemas financeiros que podem ser solucionados com a adoção de práticas minimalistas.
Dicas para adotar o minimalismo
O minimalismo é um movimento relativamente novo, busca amenizar diversos problemas que englobam a sociedade e fornece um novo estilo de vida ao praticamente.
Acompanhe algumas dicas que poderão te ajudar a começar a ter práticas minimalistas, confira:
Consumo consciente
Se atente ao nível de consumismo que pratica, antes de comprar qualquer produto realize algumas perguntas básicas antes da conclusão da compra.
- Você realmente precisa desse produto?
- Será utilizado mesmo ou foi só um momento consumista?
- Esse produto será utilizado mais de uma vez?
Caso as respostas sejam negativas, é completamente desnecessária a compra, existem diversas formas de ter acesso ao produto sem que necessariamente o compre.
Atualmente existem recursos para alugar os mais diversos tipos de produtos que atenderão a sua necessidade em um momento específico.
Digitalize
Reduza os meios físicos, se livre do calhamaço de papéis que guarda em seu armário, opte por meios digitais.
Digitalize tudo que puder, além de mais prático é mais sustentável.
Liberte-se de acúmulos
Se livre do que não precisa, descarte tudo que não utiliza, além de otimizar o seu espaço, diminui o ambiente poluído do local.
Venda, doe ou descarte conscientemente aquilo que não utiliza mais, desde roupas, utensílios, eletrônicos, entre outros.
O acúmulo de coisas é um costume que deve ser combatido.
Evite desperdícios
Evite o desperdício, não compre além do que consome, desde alimentos a objetos em geral.
O consumo desnecessário além de não sustentável, gera alto custo, pode desencadear uma escassez de produtos.
Seja consciente com seu bolso e com o meio ambiente.
Economize
Procure economizar o máximo possível no consumo de energia e água. Apague luzes quando não estiver utilizando, certifique-se de fechar todas as torneiras.
Além de ser benéfico para o meio ambiente, irá reduzir potencialmente o valor cobrado pelas companhias de distribuição de água e energia. Os valores normalmente são altos, podem ser reduzidos com um consumo consciente e sustentável.
Regra 3R
A regra 3R pode ser uma ótima solução para quem está começando a praticar o minimalismo, consiste em: reciclar, reduzir e reutilizar.
Há muitos objetos que podem ser reciclados e reutilizados para outros fins. Um bom exemplo são embalagens ao qual os produtos acabaram que podem ser reaproveitadas para armazenamento.
Com a regra 3R podemos ter um aproveitamento mais sustentável de objetos.
Engajamento sustentável
Opte pelo consumo de produtos e engajamento sustentável com empresas condizentes com o meio ambiente.
Busque saber de empresas que adotem medidas sustentáveis em sua cadeia produtiva. Atualmente grandes empresas oferecem produtos sustentáveis em suas mais variadas áreas.
Adote o minimalismo e a sustentabilidade
Não é novidade alguma que o mundo necessita de práticas mais sustentáveis urgentemente. Os recursos mundiais estão cada vez mais escassos e a população se torna cada vez maior. Cientistas já fizeram projeções de um futuro assustador caso o cenário permaneça como está.
O minimalismo é um movimento que veio não somente para agregar ao cenário sustentável, mas também para uma mudança de mindset e estilo de vida.
O consumismo desenfreado pode comprometer as finanças de uma grande parcela da sociedade, além de elevar o preço médio dos produtos.
A adoção do minimalismo é um benefício para o meio ambiente e a sociedade como um todo. É uma forma tão simples de resolver problemas que afetam não somente a nós neste momento, mas principalmente as próximas gerações. Repense seu estilo de vida!