Pilates para dor nos ombros

O Pilates para dor nos ombros é uma opção natural para amenizar o incômodo e prevenir recidivas.

As dores nos ombros podem estar presentes em muitas pessoas, afetando diversas faixas etárias, com rotinas distintas. Essas dores são bem comuns e pode atingir a maioria das pessoas.

Mas antes de citarmos os principais motivos que causam dores nos ombros, precisamos entender o funcionamento desta região.

O ombro é formado por três estruturas ósseas, sendo elas: úmero, clavícula e escápula. Também possuí três articulações:

  • Glenoumeral, a maior e mais importante;
  • Articulação esterno clavicular, onde une o esterno a clavícula;
  • Articulação acromioclavicular onde ocorre a maior parte dos movimentos da escápula.

Agora que pudemos conhecer um pouco a formação e funcionalidade dos ombros, devemos nos atentar as causas mais comuns de dores e presenças de lesões.

Apesar de não haver idade ou tipo específico para a presenças destas dores nos ombros, normalmente são mais recorrentes em idosos e atletas de alta performance. Mas isso não exclui a possibilidade de haver essas dores em outros tipos de pessoas, pelo contrário, as dores nos ombros são bem comuns.

Apresentaremos as principais causas e possíveis prevenções, como é o caso do Pilates para dor nos ombros. Atividade que fortalece toda musculatura e pode prevenir diversas lesões e dores, não somente nos ombros, mas em todo o corpo.

Estas lesões nos ombros prejudicam potencialmente nosso cotidiano, podendo até mesmo nos incapacitar em situações mais gravosas. Portanto, é de suma importância identificar e buscar tratamento para estas dores.

Quais são as principais lesões nos ombros?

Existem vários tipos de lesões e dores que podem envolver os ombros.

Estas lesões nos ombros podem ser ocasionadas por uma série de fatores, como má postura, sobrecarga de peso, excesso de atividades físicas, entre outros fatores.

O mais presente e recorrente fator desencadeante é em face de uma má postura. Esta pode ocasionar diversas lesões, não somente nos ombros, mas em todo o corpo.

O Pilates para dor nos ombros atua como tratamento complementar as lesões. Claro com acompanhamento e liberação médica.

Acompanhe as principais e mais comuns lesões nos ombros:

Lesão do Manguito Rotador

Os tendões do Manguito normalmente sofrem com lesões onde há ruptura e podem variar de acordo com o acometimento.

Suas causas são as mais variadas, podendo ser o acúmulo de atividades, postura incorreta ou simplesmente o desgaste da idade.

Esta lesão normalmente é característica por intensas dores e incômodos na região dos ombros.

Bursite

É a inflamação da Bursa, região pelo qual tem o principal intuito amortecer o impacto do úmero na cavidade glenóide e ainda ajuda no deslizamento dos tendões.

Quando esse diagnóstico é presente, significa que há alguma lesão na articulação.

Normalmente os pacientes com este diagnóstico relatam que as dores são mais presentes quando vão dormir.

Tendinite do Bíceps

O bíceps possuí três tendões, um deles se insere no braço, e os outros dois nos ombros.

Sua causa normalmente é pelo uso excessivo e movimentos repetidos do braço, causando assim uma lesão no tendão.

Normalmente a dor torna-se presente ao movimentar o braço e ombro.

Síndrome do Impacto do Ombro

O acrômio pode ter três formas: reto, curvo ou ganchoso. Os dois últimos podem causar atritos nos tendões e na Bursa com o passar do tempo.

É daí que surgem as tendinites e bursites, e ao longo dos anos pode ser incapacitante. É a lesão mais comum envolvendo os ombros.

Capsulite Adesiva

Há um espessamento da cápsula que envolve o ombro e normalmente não há como saber a causa.

Gera incomodas dores e pode até ocasionar a limitação de movimentos.

Como prevenir e utilizar o Pilates para dor nos ombros como terapia complementar?

O Pilates para dor nos ombros atua como prevenção e terapia complementar ao tratamento alopático ou homeopático.

Estas dores nos ombros podem prejudicar e até mesmo imobilizar em casos mais graves, são dores características e tornam nosso dia a dia mais tenso e complexo.

O Pilates para dor nos ombros é responsável por fortalecer musculatura e articulações, trazendo mais resistência e diminuindo a possibilidade de lesões.

Mesmo utilizando a prática do Pilates para dor nos ombros, é importante ressaltar a necessidade de acompanhamento profissional especializado para tratamento das lesões. Portanto, o acompanhamento médico é indispensável.

O Pilates além de fortalecer a musculatura, ainda ajuda na socialização e interação entre os praticantes. Sendo benéfico para corpo e mente, onde ambos são exercitados em comum acordo.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?