Conheça os principais pontos de acupuntura

Os pontos de acupuntura do tratamento terapêutico milenar chinês,  integrante da medicina oriental, são capazes de estimular e potencializar o equilíbrio corpóreo.

Caracterizado como medicina alternativa, altamente difundida e utilizada mundialmente por diversos profissionais especializados.

A fisiologia do corpo humano possui diversos pontos de acupuntura específicos que são capazes de reduzir sintomas de enfermidades físicas e mentais. Desde sintomas físicos corriqueiros como dores de cabeça até emocionais como ansiedade e outras patologias mentais.

O tratamento consiste na aplicação de pequenas agulhas nos pontos de acupuntura corporais específicos, tendo como objetivo de atenuar os sintomas e prevenir as doenças. Não se preocupe, as agulhas utilizadas na acupuntura normalmente são finas e pequenas, diferente das que são usadas na medicina ocidental ou em clínicas de estética.

Os acupontos ou meridianos, normalmente se localizam em regiões que possuem maior terminação nervosa onde há energia acumulada. Estão todos interligados ao corpo humano de forma integrada. Bons profissionais de medicina chinesa precisam dominar pelo menos 120 pontos de acupuntura.

De forma geral há 12 principais pontos de acupuntura corporais que estão diretamente relacionados ao:

  • Pulmão;
  • Baço / Pâncreas;
  • Coração;
  • Pericárdio;
  • Rins;
  • Fígado;
  • Estômago;
  • Vesícula biliar;
  • Intestino grosso;
  • Intestino delgado;
  • Bexiga;
  • Triplo aquecedor.

Sessões de acupuntura são relaxantes, benéficas ao organismo como um todo, aliadas ao combate das mais variadas dores e doenças físicas e mentais.

Onde estão localizados os pontos de acupuntura mais utilizados?

Os pontos de acupuntura ou meridianos estão em diversas partes pré-determinadas de nosso corpo. São atingidos através da inserção de agulhas e de acordo com o objetivo do tratamento.

Vamos nos ater aos 3 locais principais que centralizam diversos acupontos, são eles:

Pés

Os pontos de acupuntura utilizados na região dos pés, são os mesmos utilizados na reflexologia.

O terapeuta poderá utilizar os acupontos para atingir órgãos e amenizar problemas específicos.

A aplicação de acupuntura através dos pés atinge órgãos como estômago, fígado, rins, pâncreas, entre outros.

Massagear essa região dos pés também é uma boa forma de aproveitar os benefícios energéticos que o estímulo pode propiciar.

Orelhas

A orelha possui diversos pontos de acupuntura, interligados a diferentes partes, órgãos e funções corporais. Como por exemplo, abdômen, antebraço, pulso, boca, nariz, faringe, ombro, peito, entre outras regiões.

Estes acupontos são utilizados também na auriculoterapia, técnica onde pequenas esferas de chumbo são posicionadas sobre o ponto a fim de fazer a estimulação do local.

Em ambos os casos acupuntura e auriculoterapia, a ativação do meridiano específico alivia a região de desconforto relacionada.

Mãos

Os pontos de acupuntura envolvendo as mãos abrangem o pulmão, útero, bexiga, vesícula, pericárdio, dentre outros.

Também podem ser utilizados como pontos de pressão para aliviar sintomas como dores de cabeça, enjoos, tonturas etc.

Importância dos pontos de acupuntura

É interessante ressaltar que os diversos pontos de acupuntura de nosso corpo podem atingir regiões que não poderiam ser tocadas fisicamente. Além de atingir todos os caminhos que circulam a energia Qi (força vital).

Onde regiões que teoricamente não poderiam ser tocadas fisicamente, com a prática de acupuntura é possível que estas regiões sejam alcançadas através destas práticas milenares.

que estes pontos são apenas algumas das regiões que podem ser afloradas com o uso dessa técnica

O tratamento terapêutico de acupuntura como parte integrante da medicina oriental utilizada há milhares de anos, traz resultados de forma natural até os dias de hoje.

A tradicional medicina chinesa é utilizada com muita maestria até os dias de hoje em vários locais do mundo.

Quem pode usufruir dos benefícios da acupuntura?

Qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios da acupuntura desde crianças até idosos. Diferente da medicina convencional, na medicina oriental para a terapia de acupuntura não há um limite ou restrição de idade.

No caso das grávidas, é importante passar por um acompanhamento médico. Mas de modo geral todos podem usufruir dos benefícios presentes na acupuntura.

Finalidades dos pontos de acupuntura

A acupuntura é considerada como prática integrativa e complementar, pois utiliza recursos terapêuticos e preventivos para doenças. Desde ansiedade, depressão até tratamento paliativo para doenças crônicas.

O estímulo dos pontos de acupuntura promovem uma analgesia em diversas patologias que causam muita dor aos seus pacientes. Como lombalgia, cervicalgia e semelhantes.

Em resumo, o tratamento com a acupuntura proporciona maior bem estar aos seus pacientes. Além de ser um grande complemento que agrega outros recursos aos tratamentos da medicina tradicional.

Lembrando que os tratamentos de acupuntura devem ser realizados em locais e por profissionais especializados. Senão você poderia se colocar em risco de lesões por imperícia na realização do procedimento sem o devido conhecimento.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?