Yoga contra o estresse

Resumo

Adotar a prática da Yoga contra o estresse pode ser uma ótima solução para tirar “aquele peso” da sua rotina diária.

O estresse é um estado mental e físico que a maioria da população pode vir a ter, devido uma série de fatores aos quais podem desencadear ou florescer em nosso cotidiano.

As rotinas podem nos deixar com estresse, que mesmo de forma implícita, indiretamente nos ocasiona uma série de reações corporais e emocionais.

A forma “mecânica” em que levamos as rotinas acaba por nos levar a diversos problemas, quando percebemos os malefícios ocasionados, estes já estão enraizados na gente. Rotinas “automáticas” podem trazer problemas como ansiedade, estresse, depressão, entre diversas outras doenças.

Visto isso, o estresse é algo que basicamente se torna impossível evitá-lo por completo, porém, existe uma série de coisas que podem ser realizadas e implementadas no seu cotidiano para que este estresse não seja danoso a sua saúde e realidade.

Como ferramenta para buscar evitar o estresse, a prática de Yoga é uma excelente aliada para aqueles que buscam ter um controle sobre o estresse, ansiedade e suas variáveis.

Por se tratar de uma prática milenar, a Yoga durante os milhares de sua evolução, possibilita aos seus praticantes uma série de benefícios e formas que podem ser utilizadas no intuito de evitar problemas como o estresse.

8 Dicas para praticar Yoga contra o estresse

A Yoga traz uma série de variações e movimentos em que podem ser utilizados a fim de reduzir o estresse e melhorar a sua qualidade de vida.

Vejamos os principais movimentos de Yoga contra o estresse:

Alongamento vaca/gato

Estando em quatro apoios, inspire e respire lentamente, de forma que possa olhar para o umbigo enquanto gira lentamente a cabeça. 

Dentro os seus benefícios, estão: mobiliza a coluna, ajuda a aliviar a tensão de ombros, e traz uma sensação de calmaria.

Esta posição é feita com o praticante em pé, de forma que este flexiona suas costas e tenta alcançar os seus pés com os braços, se isso não for possível, flexione levemente os joelhos. 

Dentre seus benefícios, estão: reduz a tensão das costas, ombros e pescoço, além de melhorar a circulação sanguínea.

Cachorro olhando para baixo (Adhomukha svanasana)

Com os braços flexionados no chão, posicione as costas para cima e estenda as pernas, de forma que ficará apoiado através dos braços e pernas. 

O movimento se assemelha a letra “A”, em que o corpo deve seguir a semelhança desta letra.

Dentre seus benefícios, estão: melhora o fluxo sanguíneo cerebral, desenvolve uma melhora nas articulações, além de alongar os músculos de pernas e braços.

Postura da Pinça (Paschimottanasana)

Sentado com as pernas na frente do seu corpo, se curve até que consiga alcançar seus pés. Permaneça nesta posição por até 5 respirações ou por quanto tempo aguentar.

Dentre os seus benefícios, estão: o alongamento da coluna e massagens nos órgãos internos.

Postura do triângulo estendido (Utthita Trikonasana)

Deverá estar em pé, com as pernas afastadas, em ângulo de 45 graus, estenda um dos braços até que este toque um dos seus pés, e o outro braço deve permanecer estendido para cima.

Os seus benefícios: alonga a coluna e ajuda na postura, além de fortalecer os mais variados músculos presentes neste exercício.

Postura do camelo (Ustrasana)

De joelhos no chão, flexione a coluna para trás e coloque seus braços por trás dela. 

Dentre os seus benefícios, estão: o fortalecimento da musculatura das costas, além de ajustar a postura.

Postura do peixe (Matsyasana)

Nesta posição, deverá estar deitado na superfície, mas sem que encoste as costas no chão. Em que os braços permanecem como apoio.

Dentre seus benefícios, estão: expande a região onde estão as costelas, além de aliviar tensões em ombros e quadril.

Postura da criança (Balasana)

Em posição fetal, este movimento deve ser realizado.

Dentre seus benefícios, estão: normalmente recomendada para finalizar a série de alongamentos, serve para alongar a coluna e lombar, além de relaxar órgãos como pulmões, rins, entre outros.

Inclua em sua rotina a Yoga contra o estresse

Estas são algumas das diversas posições de Yoga em que podem ser utilizadas no combate ao estresse.

Por ser uma prática milenar, há uma série de coisas que podem ser feitas para o tratamento do estresse, e não somente, mas como de diversas outras situações como ansiedade, depressão e outras doenças.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de Yoga, você vai agrader a si mesmo todo os dias por ter lhe dado esta oportunidade.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?