A saúde mental na pandemia

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Deve-se ter muita atenção a saúde mental na pandemia, pois afeta profundamente o indivíduo como um todo em todos os âmbitos de sua vida.

O ano de 2020 já começou com o avanço e a proliferação de um vírus devastador e extremamente contagioso e mortal. O Covid ou Coronavírus rapidamente adentrou-se em vários países e cidades, causando assim uma confusão generalizada.

Infelizmente no início da proliferação do vírus não foi atentada como deveria ser, com isso, tivemos milhares de óbitos por todo mundo. Até entendermos a gravidade desta doença, perdemos muitas vidas em um curto período de tempo. Dedicamos nossa singela homenagem a todas as vidas perdidas e a todos os familiares que perderam seus entes queridos, amigos, colegas, etc.

Uma breve homenagem e agradecimento também a todos os profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, profissionais da limpeza. Todos que deram suas próprias vidas no intuito de cuidar de todos os enfermos e doentes, abrindo mão de seu próprio conforto e de sua própria saúde. Fica aqui toda homenagem a todos esses profissionais que se sacrificam para salvar outras vidas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”O que pode ocorrer com a saúde mental na pandemia?” alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]A ideia de uma pandemia, por não poder ser prevista, sempre é algo surpreendente, mas de maneira negativa. Muitos não sabem como agir e como devem seguir suas rotinas em meio a uma crise mundial de saúde.

Esta sensação de confusão e incerteza, pode acarretar diversos problemas de saúde mental na pandemia, dentre eles:[/ultimate_heading][dt_vc_list dividers=”false”]

  • Ansiedade – A incerteza com relação a vida pessoal ou profissional gera insegurança e consequentemente ansiedade com relação ao que está por vir.
  • Angústia – O medo de ser contaminado, perder um ente querido ou o emprego pode se transformar em angústia e causar sofrimento físico e psíquico.
  • Processos cognitivos – Atenção, memória, raciocínio e tomada de decisões podem ser afetados.
  • Maior incidência de depressão – O isolamento, mesmo com a flexibilização, limitam a interação social e atividades no meio físico. O que pode agravar quadros depressivos.

[/dt_vc_list][vc_column_text]A perda de milhares de vidas para o Coronavírus, em um curto período de tempo,  gerou um cenário caótico assusta qualquer ser humano.

A rotina de millhões de pessoas sofreu alterações por conta disso, o isolamento social se fez necessário para preservar vidas.

Muitos negócios entraram em colapso e até mesmo em falência, muitos trabalhadores perderam seus empregos e suas rendas.

Muitas pessoas adquiriram outras doenças em decorrência do caos psicológico que uma pandemia pode resultar.

Apresentaremos dicas para mantermos nossa saúde mental na pandemia e passarmos ilesos em meio a todo caos que o Covid pode causar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Como manter a saúde mental na pandemia?” alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Sabemos da gravidade de tudo que ocorre em meio a pandemia. Juntos saíremos dessa!

Apresentaremos algumas dicas básicas e simples para adquirirmos em um momento tão delicado como este.[/ultimate_heading][ultimate_heading main_heading=”Atenção ao tipo de informações consumidas” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]A primeira coisa que devemos nos atentar, é sobre as informações que consumimos. É notório a necessidade de nos atualizarmos sobre a pandemia, porém, devemos nos atentar a pequenos detalhes.

Cada pessoa tem sua devida sensibilidade, respeite-se.

Evite também ler notícias sobre a pandemia antes de dormir ou ao acordar. Isso pode ser prejudicial para o seu sono ou para o rendimento do seu dia posteriormente.[/ultimate_heading][ultimate_heading main_heading=”Respeite suas necessidades” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]Como já dito, o isolamento e toda a realidade nos causa uma confusão emocional inexplicável.

Não cobre de você uma postura exemplar ou racional, respeite a confusão interna que sente. É completamente natural passar por um turbilhão de sentimentos diversos durante um único dia.

O que não devemos fazer é nos cobrarmos além do que é necessário. Isso pode acarretar em problemas como crises ansiedade, depressão e diversos outros problemas.[/ultimate_heading][ultimate_heading main_heading=”Atividades físicas” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]Apesar do isolamento social e da quebra da rotina de milhões de pessoas, busque sempre realizar exercícios físicos, mesmo que sozinho e em casa. Com a flexibilização do isolamento social, os locais devem estar preparados para atender os clientes de forma segura. Nós aqui do Espaço Ser em Movimento estamos preparados para te receber com toda segurança.

Além de protegermos nossa imunidade e corpo, os exercícios são responsáveis por ocuparmos nossa mente em algo benéfico.

A saúde mental nem sempre é atentada como deve ser, devemos sempre nos atentarmos a isso, uma mente conturbada e confusa pode ser extremamente prejudicial. Muitos enxergam menosprezam o cuidar da saúde mental, mas isso é totalmente errôneo, a saúde mental de todos deve ser acompanhada e tratada.[/ultimate_heading][ultimate_heading main_heading=”Medite” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]A meditação é algo que pode nos ajudar gradativamente em um momento tão delicado, em meio a uma pandemia.

O ato de meditar pode nos relaxar e nos acalmar perante ao caos que vivemos. Além de que, praticar meditação é um processo simples e básico de ser realizado. Caso não tenha conhecimento na área, conheça nossa aula de meditação.[/ultimate_heading][ultimate_heading main_heading=”Use a tecnologia para conectar-se ” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]Apesar do isolamento social, apesar da flexibilização, do distanciamento entre pessoas, não significa necessariamente que estamos sozinhos.

Com o advento da tecnologia, hoje já podemos ter chamadas de vídeos com pessoas de qualquer lugar do mundo. Além de podermos trocar fotos, mensagens, apoios, entre outros.

Sabemos da diferença entre o contato físico e o contato virtual, porém, devemos nos adaptar ao momento.

A tecnologia pode ser um grande aliado para mantermos contato com nossos entes e amigos queridos. É importante buscarmos essa “proximidade” com pessoas importantes para nós. A solidão pode ser um caos ainda maior em um período como este.[/ultimate_heading][ultimate_heading main_heading=”Pensamento e atitudes positivas” heading_tag=”h3″ alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-top:20px;margin-bottom:20px;”]Sabemos de todo o caos que esta pandemia nos ocasionou, porém, podemos sim tirar aprendizados de momentos como este. Apesar de ser completamente difícil de enxergar algo “bom” nesse período, podemos citar como os valores se alteraram para algumas pessoas durante este tempo.

Percebemos que as pessoas passaram a valorizar mais umas as outras, afinal, esta pandemia devastadora serviu para mostrar que a vida é algo tão importante, não existe dinheiro ou bem que compre a vida.

A valorização por coisas como esta, deve ser sempre preservada, os humanos ficaram mais “humanos” no meio deste caos.

Mesmo que seja difícil, devemos sempre buscar coisas positivas, um pensamento positivo cria uma mente saudável. Uma mente saudável pode não somente ajudar a nós mesmos, mas também a terceiros.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Aplique as dicas para manter a saúde mental na pandemia” alignment=”left” margin_design_tab_text=”” main_heading_margin=”margin-bottom:20px;”]Estas dicas podem ajudar em um momento tão difícil como este. Percebemos a real gravidade da situação somente quando nossas rotinas foram alteradas. Porém diversas vidas já haviam sido perdidas nesse intervalo de tempo.

O momento é delicado, devemos seguir todas as regras de segurança que nos foram impostas pela pandemia. Mas também devemos nos atentar a nossa saúde mental, onde é primordial termos uma mente saudável para sairmos desta situação.

Por aqui, fica todos nossas condolências a todas as vidas perdidas neste período e causadas por esta doença arrasadora.

Mesmo que em isolamento social, todos estamos juntos nessa causa, superar o Covid será o maior feito dos últimos anos e isso entrará para história.

Precisamos de você! Mantenha esses hábitos para a segurança da sua saúde mental, com certeza iremos sair dessa em breve.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row]

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Picture of Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?