Qualquer tipo de dor pode acabar totalmente com o nosso dia, é extremamente estressante estarmos com algum incômodo que pode nos inviabilizar de nossas tarefas. As dores causadas pela fibromialgia podem ser bem incômodas, por isso, hoje trazemos formas 100% naturais de diminuir as dores causadas pela fibromialgia.
Mas antes de qualquer coisa, é interessante conhecermos um pouco melhor sobre a fibromialgia, doença muito comum e presente na sociedade, mas muitos não sabem do que se trata de fato a fibromialgia.
A fibromialgia consiste em uma doença reumatológica pela qual afeta toda a musculatura corpórea. É também uma síndrome, e isto explica o porquê a fibromialgia está interligada a outros fatores que podem ocasionar as dores causadas, como: falta de sono, fadiga, depressão, ansiedade e problemas intestinais. Esta doença atinge 2% da população mundial, e normalmente é mais presente entre as mulheres.
Agora que conhecemos um pouco melhor o que é a fibromialgia, nosso principal intuito é propagar os meios naturais e acessíveis para todos os públicos.
Formas naturais para amenizar a fibromialgia
A fibromialgia pode ser acionada através de alguns costumes podemos ter em nossas rotinas, alguns bem comuns, como o sono desregulado e a sobrecarga de tarefas, está ocasionando fadiga e podendo despertar as dores da fibromialgia.
Então observemos agora medidas 100% naturais que podem ser usadas para o combate e diminuição das dores causadas por essa doença, vejamos:
1 - Adote uma rotina saudável
Mantenha uma rotina saudável. Isso acompanha uma série de fatores, desde uma noite de sono bem dormida, alimentação, costumes, prática de atividades físicas como o Pilates que melhora o corpo como um todo e força as articulações.
Uma rotina saudável reduz drasticamente a presença e a possibilidade de gatilhos que podem desencadear dores ocasionadas pela fibromialgia.
Pense em incluir também em sua rotina, a acupuntura como terapia complementar e massagens que auxiliam nos momentos de dores mais intensas.
2 - Mantenha o sono em dia
O sono é um dos elementos que mais causa ativação da fibromialgia. Ter bons hábitos acerca do sono é primordial para quem busca evitar ou diminuir as dores presentes e ocasionadas pela doença.
Tente criar uma rotina de sono, ou seja, busque sempre dormir e acordar nos mesmos horários. Isso irá educar o seu organismo a ter uma rotina de sono mais saudável, dessa forma, podendo evitar possíveis dores.
Evite dormir muito tarde e acordar muito tarde também, busque criar uma rotina adequada para o seu cotidiano. Porém, é importante lembrarmos que o tempo recomendado de sono para um adulto é entre 8 e 9 horas de descanso.
Entendemos que é difícil termos essa quantidade de horas para descansarmos, mas busque dormir o suficiente para que seu organismo não seja sobrecarregado e consequentemente possam surgir dores.
3 - Relaxe a mente
Se possível faça terapia e pratique meditação, estes tipos de atividades auxiliam a mente, juntamente com as atividades físicas para o corpo, podem ajudar potencialmente a combater as dores ocasionadas pela fibromialgia.
Lembrando que outros gatilhos que podem desencadear ativação da fibromialgia estão relacionados à mente, são eles a ansiedade, estresse, depressão entre outros.
Sessões de terapia, aulas de meditação podem ajudar a relaxar a mente. Há a possibilidade de terapias relaxantes, onde estas podem ajudar também no tocante ao sono, até mesmo seu sono poderá ser afetado positivamente.
Como nosso emocional pode nos ajudar a controlar as dores da fibromialgia?
Não há dúvidas que as dores atacam diretamente nosso corpo físico. Porém, você sabia que nosso emocional e a nossa mente podem potencializar ou amenizar as dores que sentimos?
O cérebro é responsável por nos alertar sobre algo que está incorreto em nosso corpo, mas é nítido que a forma pela qual encaramos a informação pode nos trazer efeitos adversos daqueles que poderiam ser presentes.
O nosso emocional também pode ser responsável por nos ocasionar dores, perceba que as dores sempre estão presentes em momentos que estamos fragilizados. Isto é, devido a enorme correlação que existe entre corpo e mente, está intimamente conectado um ao outro, onde tudo que um faz irá refletir diretamente no outro.
Portanto é importante não somente ser saudável fisicamente, mas também buscar a saúde mental. Estar bem com sua saúde psicológica, isso com toda certeza diminuirá potencialmente os gatilhos que causam as dores ocasionadas da fibromialgia.