Compartilhe a generosidade emocional

Nos tempos atuais se faz ainda mais necessário propagarmos a generosidade emocional. Muitas pessoas possuem dificuldades e limitações para expressar suas próprias emoções. 

Algumas vezes o ambiente profissional acaba por “exigir” austeridade e repressão emocional de seus colaboradores, mas isso é de fato necessário? Obviamente controlar suas emoções se faz necessário em um cenário corporativo e social, porém, isentar-se por completo de expressões emocionais pode inibir e prejudicar o seu rendimento.

A generosidade emocional pode alterar por completo todo o cenário em que o indivíduo esteja presente. Vejamos uma situação prática, uma pessoa que tem sua generosidade emocional aflorada pode ajudar aqueles que estejam necessitando. Através de pequenos gestos, você pode mudar o dia de outro alguém, é de pequenas práticas que nos tornamos grandes pessoas. A generosidade traz e fortalece três grandes pilares: confiança, presença e conexão. Estes três pilares podem fazer toda a diferença.

Além de propiciar vantagens para terceiros, a generosidade emocional também é edificante para nosso desenvolvimento individual, em que através destas atitudes benéficas para os demais, também podemos extrair ensinamentos e aprendizados individuais.

Mas como adquirir esta generosidade emocional? A resposta para isso pode ser um pouco mais simples do que parece. Esta generosidade é inata ao ser humano, porém as responsabilidades e tarefas desgastantes do dia a dia podem ser responsáveis por suprimir este sentimento. 

Estudos apontam que crianças de 4 anos já possuem este tipo de generosidade emocional, ou seja, é algo inerente ao ser humano. Mas apesar disso, esse tipo de prática deve ser como um exercício, em que deve haver frequência para que esta seja mantida.

5 características das pessoas que praticam a generosidade emocional

As pessoas que praticam a generosidade emocional possuem algumas características em comum, sendo as principais:

1 - Comunicação sincera

Basicamente consiste em uma comunicação sem julgamentos ou infantilização de problemas, em que a ouvinte apenas escutará com zelo o que lhe é dito. 

Além disso, sem a necessidade de julgamento prévio, a comunicação torna-se mais honesta e produtiva. 

Prestar apoio quando necessário, com conselhos, dicas ou apenas ser um pilar para desabafos.

2 - Estão sempre disponíveis emocionalmente

As pessoas que possuem generosidade emocional estão normalmente abertas e são afáveis com as pessoas no momento em que elas necessitam, sendo um ponto de apoio para momentos difíceis.

Diferente de pessoas que demonstram um aspecto mais frio, antipático e de pouca compreensão sentimental. Neste caso é necessário praticar a empatia para que se possa compreender os sentimentos na perspectiva do outro.

3 - Facilitam situações que pareciam impossíveis

Quantas vezes já nos deparamos com problemas que eram pequenos e no primeiro momento achamos estes impossíveis de solucionar? 

Pois bem, as pessoas que praticam a generosidade emocional não maximizam pequenos problemas. Sendo muito ao contrário, mesmo em situações bem difíceis, buscam soluções mais positivas e práticas para resolução. 

São consideradas pessoas altruístas e empáticas. Independente do tamanho do problema, estas pessoas sempre buscarão uma visão positiva e realista para a solução. 

Aqui alguns pilares importantíssimos são treinados e praticados, como a serenidade, humildade, resiliência, otimismo. Estes pilares edificam e facilitam a convivência em sociedade, tornando assim estas pessoas emocionalmente generosas mais sociáveis.

4 - Nunca esperam nada em troca

As pessoas que vivenciam a generosidade emocional nunca esperam nada em troca, apenas fazem por sua bondade. Fazer algo esperando algo em troca não deve ser confundido com generosidade. 

Estas pessoas norteiam suas atitudes somente através de sua bondade intrínseca, ou seja, não esperam nada em troca. Fazem por sua essência, por seus princípios e por seus costumes.

5 - Não guardam ressentimentos

Claramente esse é um problema que atinge grande parte das pessoas, o rancor é um sentimento presente na maioria das pessoas. O rancor nada mais é que a dificuldade em superar algo que não lhe agradou. 

Já as pessoas generosamente emotivas não possuem este tipo de rancor, uma de suas principais qualidades é a capacidade de perdoar, a empatia em entender o erro alheio.

Pratique a generosidade emocional

Agora que conhecemos algumas das diversas características presentes em pessoas emocionalmente generosas, entendemos que são responsáveis por propagar bons hábitos e energias. Consequentemente acabam por contagiar todo o ambiente com seu jeito e formas de resolver situações.

E você também pode propagar a generosidade emocional, basta começar a praticar. A generosidade está intrínseca ao ser humano, basta querer praticar ela. 

Propagar o bem ajuda a todos nós, faça parte desta mudança, aplique a generosidade emocional em sua rotina!

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Picture of Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?