O veganismo é uma vertente digamos que nova no cenário mundial, podemos dizer mais precisamente que os primeiros passos veganos surgiram no ano de 1944, sendo adotado pelo britânico Donald Watson.
Por ser um movimento relativamente novo, ainda possuem várias dúvidas, mitos e crenças que cercam este estilo de vida vegano. Estilo este que cada vez se torna mais popular e conquista milhões de adeptos por todo o mundo. Tornou-se além de um estilo de vida, como um movimento cultural, ético e até político.
Veganismo é uma escolha ao qual seus adeptos não utilizam nada de origem animal, sejam estes alimentos, vestes, cosméticos ou qualquer outro item. Para os veganos utilizar quaisquer insumos animais são uma forma de explorá-los. Portanto, nada que seja de origem animal é usada ou consumida pelos veganos.
Há muitos mitos e verdades sobre o veganismo, por ser relativamente recente, geram sempre muitas dúvidas e até divergência de opiniões.
Mitos e verdades sobre o Veganismo
São muitos os mitos e verdades que cercam o veganismo, mas qual deles é realmente real?
Veganismo e vegetarianismo são iguais?
Mito, tanto no consumo como no estilo de vida há diferença entre veganos e vegetarianos:
- Os vegetarianos não consomem alguns alimentos de origem animal, mas podem optar pelo consumo de ovos, leite e seus derivados.
- No veganismo nada de origem animal é consumido ou utilizado.
Os veganos tem deficiência de cálcio por não consumirem leite?
Mito, os veganos de fato não consomem leites de origem animal. Porém existe uma grande variedade de “leites” vegetais são enriquecidos com cálcio
Além disso, alimentos como brócolis e couve são ricos em cálcio.
Consumir grandes quantidades de soja faz mal ao organismo?
Mito, o consumo de soja de maneira moderada não faz mal algum ao nosso corpo.
Ao contrário, a soja é fonte de proteína vegetal, além de possuir vários nutrientes necessários para uma boa alimentação.
A alimentação vegana faz bem para saúde?
Verdade, estudos com pessoas que adotaram a alimentação vegana indicam que possuem menos colesterol do que aqueles que consomem produtos de origem animal.
Além disso, os veganos possuem menor propensão a desenvolver alguns tipos de câncer e doenças decorrentes da alimentação de origem animal.
Os veganos perdem peso com mais facilidade?
Mito, uma dieta vegana que não seja equilibrada poderá conter excesso de carboidratos ou gorduras no caso de alimentos veganos industrializados. Portanto, não é comum a perca de peso nos veganos exclusivamente pela alimentação sem planejamento.
Assim como qualquer outra dieta, uma dieta vegana deve ser planejada conforme necessidade e objetivo, podendo gerar massa muscular e emagrecimento.
Além do planejamento alimentar para perda de peso e ganho de saúde é necessário incluir atividades físicas em sua rotina.
O veganismo pode ser adotado desde a infância?
Verdade, mas devem ter acompanhamento médico nutricional, por se tratar de uma dieta mais restrita.
Alguns alimentos que as crianças necessitam para um crescimento saudável deverá ser substituído por produtos condizentes ao veganismo. Por isso é importante existe acompanhamento médico nutricional.
Veganos não consome proteína?
Mito, existe também a proteína vegetal, podendo ser encontrada em alimentos como o feijão, lentilha, brócolis, soja, cogumelos, entre outros alimentos.
Os adeptos a dieta vegana de fato não ficam doentes?
Mito, os veganos não possuem qualquer tipo de imunização contra doenças.
Porém estudos apontam que os adeptos ao veganismo contraem menos doenças diante do estilo de vida saudável que decidiram seguir.
É mais difícil ganhar massa muscular sendo vegano?
Mito, uma dieta vegana é rica em diversos nutrientes, inclusive os necessários para a hipertrofia.
Inclusive podendo alcançar até mais rápido o resultado almejado, tudo dependerá da composição da dieta, esforço e dedicação individual.
A dieta vegana é mais cara que uma convencional?
Mito, hoje já existem diversas oportunidades nos mais variados preços, podendo ser encontradas nos mais variados locais.
Dependendo da dieta adotada, o veganismo pode ser até uma forma mais econômica de manter uma alimentação saudável.
Que tal adotar o veganismo como seu novo estilo de vida?
O veganismo ainda é tratado como tabu e gera diversas dúvidas sobre o assunto. Porém percebemos que o veganismo é além de um estilo de vida, é uma maneira que os adeptos escolheram como melhor opção para si.
Vários mitos foram difundidos, é importante ter conhecimento real do que de fato é o veganismo, vai muito além de uma simples escolha. É um estilo de vida hoje adotado por milhões de pessoas.