Saber como se prevenir do Coronavírus é essencial em meio a pandemia mundial, até o momento não há vacina ou remédio específico para cura da doença.
No Brasil ainda podemos minimizar o impacto nacional do Coronavírus através da prevenção.
O que é o Coronavírus?
Onde e como surgiu?
Seu surgimento ainda traz dúvidas aos cientistas, infectologistas e pesquisadores. Existem teorias as quais consistem em dizer que o vírus é comum em um animal chamado pangolim, um mamífero muito semelhante a um tatu. Esse animal é hospedeiro do Coronavírus, com isso, o mercado de animais vivos é muito presente na China, podendo assim ter desencadeado a contaminação nos seres humanos a partir do ato de ingerir a carne infectada de animais.
Quais são os sintomas e riscos do Coronavírus?
- Febre;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Coriza;
- Dificuldade para respirar (normalmente como agravante do quadro);
- Fraqueza;
- Dores por todo o corpo;
- E até mesmo diarreia.
Esses são os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes que foram testados e positivados com o Coronavírus, o quadro parece gripe mas não é, trata-se de um vírus que ataca o pulmão resultando em uma bronco pneumonia viral que pode evoluir e levar a insuficiência respiratória que necessita de cuidados intensivos, além de outros agravantes durante a evolução da doença que podem levar o paciente ao óbito.
Apesar de ser considerada uma pandemia e já ter se espalhado por grande parte do globo, sua taxa de mortalidade é baixa, exceto para os grupos de risco que incluem: idosos, cardiopatas e portadores de doenças crônicas. Se tratando de uma pandemia, até o dia de hoje, foram confirmados por volta de sete mil óbitos por todo mundo. Mas lembrando, o Coronavírus é uma doença a qual ataca seu sistema imunológico, assim enfraquecendo seu quadro clínico. Grande parte dos óbitos ocorridos por conta da doença viral, já estavam enfermos por outras doenças.
O perfil das vítimas da doença é similar, em sua maior parte homens, idosos (+60), e pessoas com outras enfermidades já presentes. Porém não podemos nos apegar a isso, todos nós estamos sujeitos a contração da mais nova epidemia mundial. Visto a preocupação mundial gerada por conta da pandemia. Sua taxa de mortalidade mundial não ultrapassa os 3,74%. Número relativamente baixo comparado ao número de infectados, são mais de 170 mil infectados ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
O número de mortos no Brasil até o momento é baixo, mas este número pode aumentar se não houver prevenção adequada.
Como o Coronavírus é transmitido?
- Espirros;
- Tosses;
- Gotículas de saliva;
- Suor;
- Catarro;
- Contato físico ou proximidade com alguém possivelmente contaminado;
- O contato com superfícies contaminadas também é um grande risco.
O vírus possuí uma contaminação menos intensa da gripe, mas em contraposição o vírus pode ficar incubado por semanas sem apresentar os sintomas. Sua resistência é alta e tem intrigado pesquisadores e infectologistas.
Como é feito o diagnóstico?
Há também opções de diagnóstico através de teste por fluorescência. Os kits de diagnóstico para testes rápidos neste momento ainda estão em processo de negociação e importação para que possam estar disponíveis no Brasil.
Atualmente os testes para diagnosticar o Coronavírus no Brasil, devido à grande demanda, estão mais demorados, com tempo de espera pelos resultados bem maior.
O que devemos fazer para nos prevenir do Coronavírus?
Segue algumas medidas preventivas que devemos adotar para evitar o Coronavírus:
- Higienização: Lavar as mãos e o rosto com água e sabão, higienizar o nariz, dê preferência para secagem com papéis toalha descartáveis. Na falta desta opção usar álcool gel nas mãos.
- Não compartilhar objetos pessoais: como colheres, pratos, copos, garrafas etc.
- Evitar tocar as mucosas: a boca, nariz e olhos com as mãos.
- Ambientes ventilados: Buscar sempre manter os ambientes ventilados para que a circulação de ar permaneça constante.
- Evitar contato físico com pessoas: evite cumprimentos corpóreos como abraços, apertos de mãos, beijos etc.
- Isolamento social: para evitar a propagação do Coronavírus, se possível pratique o isolamento social. Realize trabalhos home office, atividades dentro de sua própria residência, compras online, tudo para evitar ao máximo deslocamentos, contato e propagação do COVID-19.
Evite aglomerações
Dê preferência a comércios locais
O período que durar esta pandemia pode até mesmo destruir um pequeno negócio, além de cuidar da nossa saúde, assim como zelar pela sociedade, preguemos o bem e a empatia para com estas pessoas mantem a movimentação destes comércios locais.
Qual o tratamento do Coronavírus?
Por ser um vírus de alta proliferação, só é recomendado a ida ao hospital se os sintomas permanecerem ou forem muito intensos tais como dificuldades respiratórias ou outros agravantes.
Caso contrário é recomendado que o enfermo permaneça em repouso seguindo as orientações descritas e monitorando a evolução da doença.
Qual o tratamento do Coronavírus?
Por ser um vírus de alta proliferação, só é recomendado a ida ao hospital se os sintomas permanecerem ou forem muito intensos tais como dificuldades respiratórias ou outros agravantes.
Caso contrário é recomendado que o enfermo permaneça em repouso seguindo as orientações descritas e monitorando a evolução da doença.
Existe uma cura?
O mundo todo está em busca da criação de uma vacina que possa imunizar para prevenir e conter a propagação do Coronavírus.