6 Dicas para melhorar a respiração

A respiração é um ato praticado por todos de forma natural. Mas você já parou para pensar que podem existem melhores maneiras para respirar corretamente

Nas grandes metrópoles é habitual ver pessoas com problemas respiratórios, isto devido à grande densidade de poluição destes ambientes.

E você sabia que é possível mesmo em ambientes poluídos ter uma respiração melhor? Apresentaremos alguns métodos e dicas que podem potencializar sua respiração e até mesmo evitar os temidos problemas respiratórios.

E o que necessariamente uma boa respiração melhora em nosso dia a dia? Diversos benefícios para melhoria da sua saúde.

Benefícios da melhora na respiração

São diversos os benefícios que podem ser adquiridos com a prática de uma boa respiração, dentre eles:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora potencial no paladar;
  • Pode diminuir os sintomas da ansiedade e depressão;
  • Relaxamento geral do organismo;
  • Estabilização de batimentos cardíacos;
  • Pode reduzir crises de asma;
  • Grande melhora no metabolismo.

Usufrua destes e outros grandes benefícios que uma boa respiração pode nos proporcionar. Auxiliando desde aqueles que levam uma rotina mais sedentária até e principalmente melhorando o desempenho os atletas.

Como potencializar nossa respiração?

Agora que percebemos alguns dos diversos benefícios que uma boa respiração pode nos trazer.

Confira a lista das 6 dicas infalíveis para melhorar a respiração, para que você possa ter um melhor aproveitamento:

1 - Prática de atividades físicas

A prática de atividades físicas libera nossas vias respiratórias e faz bem aos nossos pulmões. Claro, sempre respeite seus limites, não deixando chegar à exaustão. Conhecer os próprios limites é fundamental para que haja uma prática consciente e proveitosa.

Independente da atividade física, a escolha da modalidade deve ser baseada em sua realidade e de acordo com o seu gosto. O importante para melhorar a respiração é que a atividade realize a expansão da capacidade respiratória.

Médicos recomendam a prática de atividades físicas no combate a doenças respiratórios como a asma. Mas também pode auxiliar de forma complementar o tratamento de doenças como ansiedade, depressão, entre outras.

Praticando atividades físicas, você aprenderá a forma e o ritmo certo que deve respirar. Cada atividade terá ritmos respiratórios e particularidades distintas.

2 - Meditação

Pratique a meditação, além de ser relaxante, pode aliviar diversas enfermidades e através de suas técnicas podem nos ensinar maneiras de respirar melhor.

A meditação acalma e tranquiliza seus participantes, geram um silêncio em nossa mente e nos trazem paz e equilíbrio. Com este costume, aprenderá novas formas de respiração, onde potencialmente irão acrescentar no seu cotidiano.

3 - Yoga

A yoga é uma prática que também pode ser atribuída em uma melhora da respiração. Pode ajudar a combater quadros respiratórios como resfriados, gripes, asmas e doenças como bronquite, rinite e sinusite. Além de alinhamento postural dos praticantes dentre outros benefícios da yoga.

A prática da yoga inclui asanas (posturas) e pranayamas (respiração consciente) para um melhor proveito de todo o corpo e principalmente da respiração.

4 – Cuide da saúde emocional

Busque sempre cuidar de sua saúde emocional, evite estresses ou desgastes desnecessários. Os desgastes demasiados geram uma sensação de cansaço exacerbado e podem prejudicar nossa respiração.

Cada vez que estamos tensos, nossa respiração muda e se torna mais ofegante.

Busque sempre estar de calmo e tranquilo, além de solucionar seus problemas com maior facilidade, também evitará possíveis problemas respiratórios.

Manter a saúde mental é de suma importância para nosso bem-estar.

5 – Reserve um tempo somente seu

Mesmo que sua rotina seja preenchida e corrida, sempre reserve um tempo exclusivamente para você.

Já falamos os malefícios que o estresse pode nos ocasionar, então tirar um tempo somente para você é de total importância.

Desta forma sua mente terá um descanso de tarefas e consequentemente a respiração seguirá o mesmo ritmo mais calmo e tranquilo.

6 – Faça um checkup respiratório

Sempre busque um profissional médico, para realizar diagnósticos precisos e combater as possíveis doenças respiratórias.

O profissional irá te alertar e te recomendar dicas e atividades que melhor se encaixarão para o seu biotipo e rotina.

É de extrema importância o acompanhamento médico para portadores de doenças respiratórias.

Agora é com você aplicar as melhorias em sua respiração

Podemos nos deparar com diversas dicas que nos farão ter uma melhor respiração. Seguindo estes tópicos com certeza terá um dia a dia muito mais proveitoso.

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Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

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