Mais do que nunca é necessário termos um inverno saudável, pois é é uma estação do ano em que normalmente estamos mais suscetíveis a doenças sazonais devido ao frio. E com isso, muitas pessoas acabam furando suas dietas, ou até mesmo as deixando de lado durante este período.
Mas sabia que o inverno é a estação que faz o nosso corpo trabalhar em ritmo mais acelerado? Pois bem, isto é decorrente da necessidade do nosso corpo em nos aquecer, com isso, o organismo acaba por necessitar um percentual maior de energia e nutrientes. Mas isso não deve ser confundido com o consumo de alimentos inadequados para uma vida saudável, apesar de alimentos não saudáveis terem um alto teor em seu valor energético, estes não possuem os nutrientes necessários para a manutenção do nosso corpo.
Além disso, o inverno também é característico por ser uma época em que as pessoas se tornam mais caseiras, ou seja, deixam de lado seus respectivos treinos ou atividades físicas. Mas essa tomada de decisão é um grande erro, visto que apesar das baixas temperaturas, o inverno também é conhecido por ser uma estação em que a proliferação de bactérias e vírus são mais presentes. Então deve ser observado este fato, apesar das temperaturas abaixo do padrão, os treinos e a alimentação saudável devem continuar visando não somente a constância, mas também prevenindo possíveis doenças em que podem estar mais presentes no inverno, como gripes, pneumonias, entre outras.
Além disso, a imunidade tende a baixar no inverno, trazendo assim uma maior possibilidade de adoecer. O consumo de água também pode ser reduzido devido às baixas temperaturas. Mas não se engane, os rins e a bexiga se tornam mais frágeis nesta estação, então mantenha o consumo normal de água, além de outras bebidas, como sucos ou chás.
Quais são as 8 dicas e os alimentos recomendados para um inverno saudável?
Para um inverno saudável, por ser uma estação em que é necessária uma maior produção de energia e nutrientes a fim de mantermos nosso corpo aquecido, devemos prestar mais atenção ao que consumimos.
Confira quais são os principais alimentos para um inverno saudável e suas vantagens:
- Morango: pode perfeitamente substituir uma outra sobremesa mais calórica e tende a ser bem mais saudável. Por ser rico em Vitamina C, ajuda na cicatrização e pode também fortalecer os vasos sanguíneos.
- Laranja: além de ser rica em Vitamina C, também possui diversos antioxidantes e características anti-inflamatórias. A laranja lima é uma excelente escolha para crianças e gestantes.
- Pera: esta fruta normalmente é consumida antes de outras refeições, visto que é um alimento fibroso e traz a sensação de saciedade, desta forma, evitando que consuma quantidades inadequadas de alimentos talvez não tão saudáveis.
- Batata doce: um alimento muito conhecido por sua produção de energia e sua alta taxa de carboidrato. É uma excelente pedida para que busca uma rotina saudável juntamente aos treinos, um dos alimentos favoritos de pessoas que treinam.
- Inhame: excelente fonte de vitamina B6, nutriente necessário para auxiliar na quebra da homocisteína, um aminoácido que é capaz de danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. A ingestão correta desse alimento reduz a probabilidade de doenças cardíacas.
- Sopa de legumes: os legumes possuem um alto poder nutritivo, dispondo de diversas vitaminas necessárias para o nosso organismo. Visto isso, por que não incluí-los em uma bela sopa? Além da alta taxa nutritiva, uma sopa é uma excelente escolha para dias frios, além de saborosa, conta com diversos nutrientes. Esta pode ser feita de diversas formas e com vários legumes, dentre eles, mandioquinha, cenoura, beterraba, batata, entre outros.
- Carambola, kiwi, mexerica e tangerina: são ricas em vitaminas C e que podem colaborar para o fortalecimento do sistema imunológico, de suma importância para essa época em que as temperaturas tendem a estar mais baixas. A vitamina C também tem ação antioxidante, em que previne o envelhecimento precoce e ajuda na saúde da pele.
- Agrião, coentro, couve, espinafre, mostarda e salsão: folhas verdes escuras são de extrema importância na alimentação cotidiana, são ricas em fibras e ferro de origem vegetal, podendo prevenir doenças como a anemia. O salsão também possui ação diurética.
Como observado, existem diversos alimentos em que podem ser consumidos para um inverno saudável, a fim de manter uma rotina adequada a esta estação do ano.