Mudanças comportamentais decorrentes da pandemia do COVID-19

[vc_row][vc_column][vc_column_text]COVID-19 ou popularmente Coronavírus nos surpreendeu entre o final de 2019 e início de 2020, com a proliferação em massa de um novo vírus altamente contagioso. A proliferação desse vírus tomou proporções assustadoras, logo chamando atenção da OMS (Organização Mundial da Saúde). Tendo em vista essa alta taxa de contágio causado pelo Coronavírus, a OMS decretou estado de pandemia mundial.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Impacto do COVID-19 no Brasil” alignment=”left”]O vírus proliferou-se muito mais rápido do que era esperado, assim que chegou em território brasileiro. Com isso, foi assim instaurado um estado de caos perante a sociedade e seus representantes.

Tomando por conhecimento o fato do alto contágio causado pelo COVID-19, governantes começaram a tomar medidas pelas quais possuem por principal intuito a preservação da sociedade.  Medidas pelas quais variam de acordo com seus representantes, assim gerando também uma instabilidade entre governantes e o povo, além de afetar profundamente a economia do país.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Como a população tem agido perante ao recolhimento social?” alignment=”left”]Sabemos que uma situação como essa é algo completamente inesperado e novo para todos.  Porém, devemos nos atentar a todas as medidas apresentadas para prevenção, ignorando posicionamento político ou apresso por determinado partido, devemos entender que essas medidas governamentais possuem caráter universal, é para o bem coletivo.

Por mais que tais medidas possam parecer abusivas ou exageradas, não podemos negar a existência do COVID-19 que é um vírus altamente contagioso e pode levar a morte de muitas pessoas.  Vírus este que somente no Brasil já computa, até o momento, mais de 1500 mortes, infelizmente esse número tende a crescer, tendo em vista o número de infectados que ultrapassa os 23 mil.

Sabemos que este número poderia ser ainda maior caso não houvesse o isolamento social pelo qual tem sido instaurado.

Pessoas não sabem como agir diretamente com algo tão catastrófico e pelo qual altera a rotina a qual está adaptada.  Comércios e estabelecimentos foram decretados a fecharem suas portas durante o período de isolamento social.

Isolamento social este pelo qual é totalmente necessário para que haja preservação de todos.  Leitos hospitalares encontram-se totalmente lotados e infestados de pessoas as quais possuem sintomas ou já estão contaminadas. Por isso, fique em casa! O isolamento social tem por papel o mínimo contato entre pessoas. Caso não houvesse tal isolamento, esse número poderia ser absurdamente superior.

Saiba como se prevenir do Coronavírus![/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Como a sociedade está agindo em meio a pandemia?” alignment=”left”]Sabemos da surpresa gerada por tal surto, isso tem afetado diretamente empregados e empregadores.  Houve um alto índice no aumento da taxa de desemprego, decorrente do desespero causado pela COVID-19.

Empregadores encontram-se aflitos tendo em vista a questão do isolamento que eliminou ou reduziu seus recebíveis, porém as contas e a folha de pagamento ainda continuam ativas. Os funcionários são alertados para que fiquem em suas casas, porém seus empregadores precisam manter o emprego deles, ainda que não tenham mais fluxo de caixa devido a impossibilidade de operação do negócio.  Isso tem gerado grandes preocupações tanto para os empregadores como para os funcionários.  Algumas empresas adotaram o home-office, prática a qual consiste no trabalho realizado em casa.  Porém sabemos que nem todas a profissões conseguem usufruir de tal recurso.

Funcionários encontram-se sem uma solução lógica para determinada situação, os órgãos midiáticos e o governo insistem no isolamento geral.  Porém, alguns empresários não estão seguindo tais medidas, com isso, colocando em risco essas pessoas e outros terceiros.

Contudo, essas medidas devem ser respeitadas e adotadas pelo maior número de pessoas que puderem manter o isolamento.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Como ficam os comércios durante a pandemia do COVID-19?” alignment=”left”]Bom, usemos um raciocínio lógico para tal situação.  Comércios possuem determinação de fechamento durante este período, porém existem estabelecimentos pelos quais não podem fechar suas portas, como por exemplo farmácias e mercados.

Os pequenos comércios serão os mais atingidos, não temos dúvidas.  Isso dá-se por conta da restrição da circulação de pessoas, com isso, muitos comerciantes têm tomado medidas emergenciais com o intuito de tentar precaver uma possível falência. Por isso, deem preferência aos pequenos negócios, empresas gigantes continuarão sendo gigantes, porém os pequenos comércios necessitam da colaboração de todos para que possam seguir suas rotinas.

Uma prática pela qual tem sido muito requisitada durante esse período é o recurso do delivery.  Empresas e restaurantes adotam tal medida no intuito de reduzir o contato entre pessoas, para atender medidas governamentais e como forma de não falir seus negócios. Para aqueles aos quais seguem dietas restritas, a gama de opções são vastas e diversos conforme o gosto do seu solicitante. Um bom exemplo é o caso da alimentação vegana que é mais específica e também tem opções delivery que auxiliam muito durante a pandemia.[/ultimate_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][ultimate_heading main_heading=”Como ficam as pessoas em meio ao COVID-19?” alignment=”left”]Todos estão estarrecidos com tal situação, porém sabemos que em situações como esta, a calma deve ser mantida e zelada para que não seja transformado em um problema ainda maior.  Sabemos que não temos um prazo para que esse caos seja suprimido, porém abordaremos situações pelas quais podemos aplicar durante esse período de quarentena.

Busque afazeres e divertimentos aos quais podem ser realizados em casa, sem que haja necessidade de contato com outras pessoas externas.  Busque práticas pelas quais faça com que os momentos não sejam extremamente entediantes.

O cuidado da saúde mental é também um grande cuidado pelo qual devemos tomar durante essa situação de isolamento social. A falta do convívio entre pessoas pode acabar acarretando em outros problemas e até mesmo em outras doenças. Por isso, procure práticas remotas pelas quais exerça o papel de distração e ocupe o tempo nesse período.

Para auxiliar a prática de atividades durante este período de quarentena, o Espaço Ser em Movimento está oferecendo aulas online GRÁTIS experimentais, confira como fazer parte:[/ultimate_heading][dt_vc_list dividers=”false”]

[/dt_vc_list][/vc_column][/vc_row]

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Picture of Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?