O uso de máscara nas atividades físicas

Com a pandemia do Coronavírus, medidas passaram a ser adotadas no intuito de prevenção, como por exemplo, o uso de máscara. Estas máscaras servem para nos proteger da transmissão de gotículas de saliva, espirros, etc.

O uso de máscara podem causar certo incômodo e até mesmo um leve desconforto ao respirar, variando conforme o tecido também. Muitas  pessoas deixaram de praticar atividades físicas e exercícios. Porém, em algumas cidades e estados já há flexibilização para academias e centros de exercícios, esta medida de flexibilização foi adotada no intuito de estimular a prática de atividades físicas. Visto que o exercício regular de alguma atividade pode fortalecer nosso sistema imunológico e assim aumentar nossa imunidade. Contudo, é obrigatório o uso de máscaras nesses estabelecimentos.

Abordaremos maneiras e situações que inibem o incômodo causado pelo uso das máscaras, seu uso é obrigatório por lei, além de ser primordial na prevenção e proteção contra o Covid.

As máscaras realmente diminuem nossa capacidade respiratória?

As máscaras podem inibir a capacidade respiratória durante a prática de atividades físicas, onde as mesmas apresentaram dificuldades maiores no acelerar dos exercícios. Conforme mais intensa fica a prática, mais ar nosso pulmão precisa para respirarmos, com o uso das máscaras, o ar é contraído em menor quantidade.

A diferença do uso das máscaras na prática dos exercícios físicos não passa apenas de um leve desconforto. Apesar da frequência cardíaca aumentar, nenhum dano a saúde é comprovado. A única diferença gradativa é no conforto, realmente pode gerar um desconforto treinar usando máscaras.

A frequência cardíaca na presença de atividades físicas aumentaria de qualquer forma, a máscara apenas antecipa este processo. 

Pessoas com problemas cardíacos sempre devem procurar um profissional para a prática das atividades. Não por conta das máscaras, mas todo paciente cardíaco antes de realizar atividades físicas deve ter aval médico para tal.

Dicas para o uso de máscara nas atividades físicas

Existem diversas dicas e práticas que podem flexibilizar e até mesmo inibir o desconforto que as máscaras podem causar na prática dos exercícios físicos. São dicas simples e práticas para que todos possam ter um desempenho agradável e confortável no retorno a prática de atividades físicas.

Respiração profunda

Inspirar e expirar profundamente, com isso, o desconforto é reduzido drasticamente.

A respiração profunda não somente é benéfica no alívio do desconforto causado pelas máscaras, mas também é útil no combate ao estresse e a ansiedade. 

Práticas como a Yoga e meditação utilizam muito a respiração profunda.

Respire devagar

Não acelere a respiração, isto apenas irá causar uma fadiga mais rápida e um desconforto maior.

O uso da máscara reduz a capacidade de ar que contraímos, portanto, quanto mais rápida a respiração, a sensação de falta de ar e cansaço serão mais presentes que o normal.

Atenção ao tecido da máscara

Atentar-se também ao tecido das máscaras para praticar as atividades físicas, máscara de algodão e hospitalares não são recomendadas para tal prática. 

As mais recomendadas para realização de exercícios são as de tecido hidrofóbico. Elas umidificam menos e possuem um “filtro” no meio, podendo ser retirado e lavado separadamente.

Adaptação e constância

A adaptação e constância  também devem ser levadas em consideração. 

Os primeiros treinos realizados com o uso das máscaras podem ser diferentes e até mesmo incômodos. Porém, estas sensações diminuem conforme for acostumando com a situação. 

O cérebro humano é preparado para se acostumar com adaptações de maneira natural. Portanto, apenas crie uma rotina para acostumar e logo não sentirá mais diferenças.

A importância do uso das máscaras

Apesar da flexibilização do isolamento em vários estados e cidades, este é o momento que devemos nos atentar e o nos prevenirmos mais. Vários comércios e estabelecimentos tem voltado as suas rotinas aos poucos, com isso, várias pessoas voltam as ruas. 

Essa situação pode propagar ainda mais o contágio, então é primordial adotar todas as medidas cautelares. O uso de máscaras,  álcool gel, o distanciamento entre pessoas nas ruas e comércios, entre outras práticas que devem ser adotadas no intuito de prevenção.

Sabemos da devastação que este vírus já causou e pode causar. Portanto, por mais que seja um pouco incômodo e “novo” para nós o uso das máscaras, esta prática é imprescindível. Visto que a máscara é responsável por isolar a proliferação de gotículas de saliva e afins.

Juntos todos sairemos deste período delicado. Basta apenas seguirmos todas as medidas preventivas e respeitarmos as regras e leis que foram impostas devido ao período que passamos.

Se você mora próximo a Botafogo RJ, venha conhecer o nosso Espaço Ser em Movimento

Agende uma aula experimental de sua preferência estamos de braços abertos para te receber em nosso espaço.

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues

Antonio Rodrigues é um profissional dedicado e apaixonado por Pilates, com vasta experiência na área. Ele é o proprietário e instrutor principal do Espaço Ser em Movimento, um centro de bem-estar localizado em Botafogo, RJ, Brasil. Antonio é conhecido por sua abordagem personalizada e atenciosa, sempre buscando entender as necessidades individuais de cada aluno para proporcionar a melhor experiência possível. Ele acredita firmemente nos benefícios do Pilates para a saúde e bem-estar geral, e se dedica a compartilhar essa paixão com seus alunos. Antonio é um profissional respeitado em sua área, com uma reputação de excelência e comprometimento com a saúde e bem-estar de seus alunos. Ele está sempre buscando expandir seu conhecimento e habilidades para continuar oferecendo o melhor serviço possível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Atendimento Online!
Olá
Qual atividade tem interesse agendar uma aula gratuita?