Antes mesmo de citarmos as diversas dicas para controlar a ansiedade, devemos entender primariamente o que ela é. Muito se diz sobre o assunto, mas muitos usam a palavra de maneira equivocada, então o que é de fato a ansiedade?
A ansiedade é uma preocupação intensa e persistente em situações cotidianas, gera sintomas emocionais e físicos que podem chegar a ser incapacitante.
Os sintomas mentais, emocionais e físicos decorrentes da ansiedade, dentre eles, o medo, apreensão, insegurança, desconforto, sensação de mal-estar e de que algo ruim possa acontecer. Podem gerar um suor desbalanceado, frequência cardíaca alta, respiração ofegante, sensação de cansaço, além de enjoo, mal estar no peito, tensão muscular.
Percebemos que os sintomas e sensações podem variar bastante de pessoa para pessoa, porém, todos os sintomas apresentados acima podem ser encontrados em pessoas diagnosticadas com ansiedade. Uma pessoa ansiosa tem suas funções comprometidas, e até mesmo não conseguem exercer o que normalmente fazem em decorrência disto.
Para o tratamento da doença deve haver acompanhamento médico, por profissional da área da saúde especializado no assunto, como psicólogos ou psiquiatras. Porém, com o devido acompanhamento médico, há paliativos naturais que ajudam a diminuir os sintomas da ansiedade, são procedimentos simples que poderão ser realizados por todos. Os meios podem ser escolhidos e alternados entre as dicas para controlar a ansiedade, conforme seu gosto e comodidade.
Dicas para controlar a ansiedade
Confira agora as principais dicas naturais que auxiliam no combate a ansiedade:
Atividades Físicas
A prática de atividades físicas adequadas não é benéfica apenas para o corpo, mas também para a saúde psíquica e mental.
A prática constante de exercícios físicos diminuirá potencialmente os sintomas de ansiedade e aumentará a sensação de prazer pelo aumento do nível de beta endorfinas no corpo.
A atividade física escolhida deve ser adequada levando em consideração sua capacidade, vontade, preferência.
Reduzir o Estresse
O estresse negativo diário dever ser eliminado. A pressão em excesso do cotidiano, dia após dia, pode causar grandes estresses e desenvolver sintomas de ansiedade e pânico.
Toda a pressão causada pela árdua rotina, nos gera um estado de preocupações constante, conflitos internos, tensões interpessoais e sensações nem sempre agradáveis. O agravante é tentar se adaptar com este quadro. Realmente não se pode viver a beira de um ataque de nervos e pensar que está correto!
A maneira correta de se estressar menos é praticando a resiliência, ou seja, enxergar os problemas apenas com olhos de solução. Não devemos nos prender a pequenas coisas também, muitas das vezes perdemos horas de sono ou descanso com coisas que nem importam de fato.
O controle disto deve estar na dosagem do que é importante realmente para você, e mesmo assim, tratar os problemas com paciência e resiliência. Tudo ficará bem se pensado corretamente.
Controle a respiração
O controle da respiração é uma prática antiga e que ainda é muito funcional atualmente.
Saber respirar da maneira correta é importante não somente no combate a ansiedade e o estresse mas também para um nível de qualidade de vida melhor.
Algumas atividades que auxiliam bastante no controle da respiração são Yoga, Meditação, Tai Chi Chuan.
Resiliência e Paciência
Os pensamentos negativos podem ser frequentes em determinadas situações, mas devemos ter em mente que nada de ruim é eterno.
Mesmo que o momento não seja o melhor, devemos ter resiliência e paciência para passarmos por esses momentos sem que nos traumatizemos com as situações que iremos nos deparar.
Mais uma vez a paciência e a resiliência devem agir em comum acordo. Afinal, a única certeza que podemos ter é que a vida é movimento constante e mudança.
Alimentação Adequada
A alimentação deve ser também regrada e conforme suas necessidades, seguir uma dieta ajuda potencialmente no combate a vários problemas.
Existe uma gama de alimentos que podem ser utilizados no combate a ansiedade, onde estes alimentos possuem princípios que acalmam e equilibram o organismo. Como por exemplo: maracujá, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), banana, espinafre. Mas existe diversos outros alimentos que podem ser utilizados para estes fins.
Viva o Presente
Não devemos mentalizar o passado como algoz, apenas como aprendizado de tudo que passamos.
E o futuro, deve ser planejado, mas não pode ser uma obsessão, portanto, o equilíbrio que deve ser mantido é viver o presente.
Obviamente devemos capturar o que aprendemos no passado e planejarmos o futuro, mas o que realmente deve ser visto é o presente.
Nem sofrer por antecedência, nem pelo passado que não está mais ao nosso alcance, nem pelo futuro que ainda não aconteceu. Viva o presente.
Cultive o amor próprio
Se ame e esteja cercado de pessoas que ama. É sempre bom estar próximo a pessoas que amamos.
Se amar também é de extrema importância, cuide-se, não somente de maneira física, mas mental, estética e afins. Esteja bem contigo, independente da situação.
Confie na sua capacidade, mesmo quando não tiver noção disso, você é capaz e totalmente preparado para qualquer situação que se deparar.
Adquira conhecimento
Busque conhecimento, se atualizar é sempre necessário e benéfico.
Claro, isto deve ser feito com parcimônia, para que os sintomas não se tornem ainda mais presentes.
Mas o conhecimento agrega em nossas vidas, então busque sempre aprender mais.
Organize a rotina
A organização pode ser total contribuinte nestes momentos, crie uma rotina confortável. Com horários dedicados a alimentação, exercícios, trabalho e outras tarefas do dia.
Organizar-se além de aumentar a produtividade do dia, também tira a sensação do dia não render.
Então busque sempre criar um cronograma conforme sua realidade.
Aplique em sua rotina as dicas para controlar a ansiedade!
Lembre-se as dicas apresentadas acima servem para controlar a ansiedade, porém não são totalmente capazes de eliminar a patologia.
Portanto, procure ajuda de profissionais da área da saúde como médico, psicólogo, psiquiatra, nutricionista para um tratamento completo se necessário.